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Perguntas Frequentes

    1. Como ingressar no PIBIC?

Anualmente é lançado um edital com todas as informações sobre o processo de seleção de projetos. Como os projetos são propostos por professor pesquisador, é interessante que o discente busque estabelecer contato com os docentes que desenvolvem projetos de pesquisa, demonstrando seu interesse para uma possível inserção no projeto, e estar atento a um eventual processo seletivo realizado pelo professor para escolha de bolsista. Cada projeto pode conter até 3 planos de trabalho, mas normalmente um dos discentes será contemplado com uma bolsa e os demais podem participar como voluntários do projeto.

    1. O que eu ganho participando do PIBIC?

Além do benefício das bolsas, que atendem mais de 250 alunos (no valor de R$ 700,00), você aprenderá e desenvolverá um maior senso de trabalho em grupo, terrá a oportunidae de experimentar a imersão no fazer científico e de participar de congressos, de ampliar seu currículo, e, quem sabe, iniciar o processo para ingresso na Pós-Graduação.

    1. Como submeter um projeto de pesquisa através do Edital de Fluxo contínuo na Diretoria de Pesquisa?

Atualmente, todos os projetos de pesquisa deverão ser submetidos por meio do Sistema Eletrônico de Informações – Sei, tal como descrito no edital de fluxo contínuo vigente )EDITAL N° 23/2022 – FLUXO CONTÍNUO PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA – PROPEG/UERN), disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/editais-formularios-e-resultados/arquivos/5579edital_23_2022.pdf

Em breve, as submissões acontecerão através do SIGAA, na aba específica para submissão de projetos do menu Portal Docente (os docentes serão avisados sobre a mudança de fluxo).

    1. O que é necessário para criação de um grupo de pesquisa da UERN?

Ter no mínimo um projeto de pesquisa institucionalizado, em andamento ou concluído, nos últimos três anos; ter publicado no mínimo, por cada um dos pesquisadores, um trabalho científico nos últimos três anos em meio da comunidade científica; preencher o formulário de criação de grupo de pesquisa determinado pela diretoria de pesquisa – PROPEG; apresentar a ata de aprovação da plenária departamental do(s) departamento(s) do(s) curso(s) ao(s) qual(ais) pertence o grupo de pesquisa.

    1. Como criar um periódico científico?

O proponente (Grupo de pesquisa, Programa de pós-graduação) deve apresentar ao Setor de Periódicos através do Sistema SEI, a proposta de criação do periódico, incluindo detalhes sobre o escopo, política editorial, regras de submissão e publicação, conselho editorial, conselho científico e periodicidade da revista, entre outras informações constantes em formulário padrão.

Para ter acesso ao formulário de projeto editorial de periódico, entrar em contato através do e-mail periodicosuern@uern.br

    1. Como posso me candidatar a um curso de mestrado ou doutorado?

Caso o (a) Sr.(a) seja graduado(a), até a data da matrícula no curso de pós-graduação, poderá se candidatar a uma vaga em um curso de pós-graduação stricto sensu na UERN. Atualmente a UERN possui 25 cursos de mestrado e 6 de doutorado nas mais variadas áreas do conhecimento. De acordo com sua formação e o seu interesse, o(a) Sr(a). pode escolher um dos nossos cursos e participar dos processos seletivos que, geralmente, são anuais. Encaminhamos os links, a seguir: https://portal.uern.br/propeg/academico/ e https://portal.uern.br/propeg/profissional/ onde encontrará os cursos, localização e contato, além de link da página virtual individual de cada curso, que possibilita o acesso às informações de cada Programa de pós-graduação da UERN, além da possibilidade de consultar documentos, editais de seleções anteriores e se preparar para as próximas seleções.

    1. Qual prazo para emissão de diplomas (mestrado e doutorado)?

O prazo para emissão de diplomas é de até 60 dias, contados a partir do recebimento do processo sem diligência.

    1. Como solicitar a emissão de 2ª via de diploma de mestrado/doutorado?

Deve ser enviado e-mail com a solicitação para strictosensu@uern.br e posgraduacao.propeg@uern.br, com nome completo do requerente, programa de pós-graduação, mês/ano que finalizou o curso e cópias do documento de identidade e CPF.

    1. Sou docente da UERN, como faço para submeter um projeto de curso de Especialização?

Caro docente, na página da Propeg link: https://portal.uern.br/propeg/cursos-de-pos-graduacao-lato-sensu-especializacao/ apresentamos o formulário para cadastro de projeto de Curso de Especialização e a Lista dos documentos necessários para apresentação de proposta de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu

    1. Terminei o curso de Especialização, como proceder para receber meu certificado?

Os Certificados de Conclusão de Cursos de Especialização são emitidos pelo Departamento de Cursos, após o envio de Relatório Final de conclusão, pela Coordenação do Curso, com a devida comprovação da aprovação e conclusão nos componentes curriculares, cumprimento de carga horária obrigatória e da entrega do Trabalho final de curso, no prazo de 60 dias. Após confecção, a coordenação do curso comunica ao discente para retirada no Departamento de Cursos, presencialmente.

    1. Quais os Programas de Residências em Saúde a UERN dispõe e período de seleção?

Na página da Propeg link: https://portal.uern.br/propeg/residencias-em-saude/ mantemos atualizado as Informações dos Programas de Residências em saúde e atualização sobre os editais de seleção.

    1. Como faço para proteger uma invenção como patente junto à UERN?

O inventor deve entrar em contato com o Setor de Propriedade Intelectual através do e-mail pi.inova@uern.br sinalizando a intenção de proteção, onde receberá orientações gerais para iniciar a busca de anterioridade nas principais bases de dados e a construção dos documentos obrigatórios a serem depositados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI.

    1. Como faço para registrar um software junto à UERN?

O desenvolvedor do software deve seguir as orientações disponíveis no link https://portal.uern.br/propeg/propriedade-intelectual-pi/ e seguir o passo a passo disponível. Em caso de dúvida, enviar e-mail para pi.inova@uern.br ou inova.propeg@uern.br

    1. Como posso criar ou participar de uma incubadora na UERN?

As propostas de criação de uma incubadora e a seleção de empreendimentos a serem admitidos no sistema de incubação são realizadas por meio de Editais publicados na página da PROPEG e nas páginas de cada incubadora da UERN, respectivamente. Para mais informações, acesse o link https://portal.uern.br/propeg/incubadoras/ e a Resolução nº 13/2016 – CONSEPE (https://www.uern.br/controledepaginas/propeg-inovacao-incubadoras/arquivos/3743resolucao_13_2016_consepe.pdf)

    1. O que preciso saber para criar uma Empresa Júnior?

A Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos (as) matriculados (as) em cursos de graduação de instituições de ensino superior, sendo disciplinada pela Lei nº 13.267/2016. Para mais informações, acesse o link: https://portal.uern.br/propeg/empresas-juniores/