EN

ES

Search
Close this search box.

Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

Nesta página serão apresentados dados de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A pesquisa e inovação na UERN destacam-se pelos recursos anuais destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC UERN), refletindo o investimento contínuo na promoção da pesquisa acadêmica. A instituição concede um significativo número de bolsas PIBIC, demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento de talentos e a formação de novos pesquisadores. Além disso, os recursos anuais provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) destinados aos programas PIBIC,  Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e PIBIC – Ensino Médio (PIBIC – EM) evidenciam a inserção da UERN no cenário nacional de fomento à pesquisa. A universidade também se destaca pelo número de bolsas PIBIC – EM, incentivando a participação de estudantes do ensino médio em projetos de pesquisa desde as etapas iniciais da formação acadêmica.

Números de Pesquisa

A preocupação com a propriedade intelectual é visível nos registros de programas de computador, depósitos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), emissão de cartas patentes e registros de marca. A presença ativa em incubadoras reforça o papel da UERN como agente propulsor de inovação. A produção científica é robusta, refletida no número de periódicos, artigos publicados, grupos de pesquisa e projetos institucionalizados, consolidando a universidade como um polo de excelência em pesquisa e inovação. A existência de laboratórios institucionalizados reforça a infraestrutura disponível para o desenvolvimento de pesquisas de ponta.

Números de Inovação

Quando se fala de Pós-Graduação, na UERN é possível encontrar cursos de Doutorado, Mestrado, além de cursos de Especialização. A distribuição dos cursos nos diversos campi da UERN evidencia a abrangência geográfica da instituição. Nos últimos anos, a universidade também tem formado um número expressivo de discentes com uma significativa quantidade de bolsas, incluindo as de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), indicando o comprometimento da UERN com a produção científica e a formação qualificada de seus discentes e docentes.

Números de Pós-Graduação

Fonte dos dados: Diretoria de pós-graduação – PROPEG/UERN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support