EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

MAI/DAI UERN

                                                                                                                             

UERN fortalece a inovação e o empreendedorismo em parceria com empresas regionais através do Programa MAI/DAI do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), lançou o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI), com o objetivo de fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). O programa visa envolver estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial, por meio de parcerias com empresas.

Com a aprovação do Programa MAI/DAI (Chamada CNPq Nº 12/2020), a UERN intensificou suas parcerias com empresas da região, resultando na criação de três projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), alinhados ao seu planejamento estratégico institucional de desenvolvimento tecnológico e inovação.

O projeto PD&I firmado com a empresa Potiguar E&P (Link da notícia)  aborda o tratamento da água produzida na cadeia produtiva do petróleo, visando seu reuso adequado. Durante a produção de petróleo e gás, grandes volumes de água são gerados, contendo uma variedade de substâncias orgânicas, inorgânicas e aditivos químicos, que a tornam altamente poluente. O descarte inadequado desse efluente pode contaminar o solo e os corpos d’água. O projeto busca empregar materiais zeolíticos para a remoção dessas impurezas, tornando a água reutilizável, em conformidade com as exigências ambientais e econômicas.

Em parceria com a Brasil Química e Mineração Industrial Ltda. (BQMIL), foi desenvolvido um projeto PD&I focado na valorização de resíduos de materiais lignocelulósicos, com o objetivo de transformá-los em aditivos para a indústria da construção civil. Essa iniciativa visa reduzir os impactos ambientais causados por resíduos industriais, promovendo o uso sustentável e inovador de recursos renováveis e abundantes.

No setor salineiro, notável pela produção de sal marinho na região do Rio Grande do Norte, a UERN está desenvolvendo um projeto PD&I que visa aprimorar o processo produtivo do sal marinho, resultando em produtos de maior qualidade para o mercado. O uso de adsorventes zeolíticos nos tanques salineiros pretende remover impurezas, proporcionando produtos mais versáteis para a indústria química, contribuindo para a inovação e eficiência no desenvolvimento econômico do setor salineiro regional.

Todos os projetos PD&I em andamento contam com a participação da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN), do Departamento de Química (DQ), do Laboratório de Catálise, Ambiente e Materiais (LACAM) e do Centro de Síntese e Análise de Materiais Avançados (CSAMA). Os pesquisadores Dr. Vinícius Patrício S. Caldeira, Dra. Anne Gabriella Dias Santos e Dr. João Maria Soares, juntamente com estudantes de graduação e pós-graduação, estão diretamente envolvidos nos projetos, fortalecendo a colaboração entre a academia e o setor empresarial.