Gestão de Processos

O Escritório de Processos, está inserido na Assessoria de Governança e Transparência (AGT), sendo a unidade responsável por coordenar e aprimorar os processos organizacionais da instituição. Suas principais atribuições envolvem a identificação, documentação, análise e melhoria dos processos existentes, com o objetivo de promover eficiência, eficácia e transparência nas atividades desenvolvidas.

O escritório de processos trabalha com as diversas áreas da universidade, buscando identificar oportunidades de otimização, padronização e automação dos fluxos de trabalho, além de promover uma cultura de melhoria contínua. Ao implementar boas práticas de gestão de processos, o escritório contribui para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela universidade, agilizar procedimentos internos e alcançar resultados mais satisfatórios para a comunidade acadêmica e a sociedade como um todo.

A gestão de processos traz benefícios significativos, agilidade, colaboração, inovação e alinhamento estratégico. Ao adotar uma abordagem orientada a processos podemos obter uma administração mais eficiente, uma prestação de serviços de qualidade, maior transparência e uma melhor experiência para os cidadãos.

Confira as ações do Escritório:

Capacitações

Elaboração de metodologia de Gestão de Processos (em andamento)

Repositório de Processos (em andamento)

Sobre o Repositório de Processos:

O repositório de processos facilita a padronização e a melhoria contínua das atividades da universidade. Ao ter acesso aos processos documentados, os membros da comunidade acadêmica podem compartilhar boas práticas, identificar oportunidades de otimização e contribuir para aperfeiçoar as rotinas institucionais. Isso resulta em maior eficiência, redução de erros e maior qualidade nos serviços prestados.

Outro benefício é a promoção da prestação de contas. Com um repositório de processos transparente, é possível acompanhar o cumprimento das etapas, prazos e responsabilidades em cada processo. Isso ajuda a identificar eventuais gargalos, a monitorar o desempenho e a responsabilizar os envolvidos, assegurando a responsabilidade e a transparência institucional.

No momento, estamos em diálogo com os campi para identificar os processos mais críticos e estratégicos que devem ser mapeados com prioridade além de participar ativamente da comissão de fluxos instaurada na UERN.

Portaria Nº 1478/2023-GP/FUERN

Escritório de Processos: Hugo Ferreira dos Santos
Endereço: Avenida João Medeiros Filho, nº 3419 – Potengi – CEP:59.122-365 – Natal-RN.
Horário de atendimento ao público: de segunda a sexta, das 8h às 12h
Email para contato: escritorio.processos@uern.br