Mulheres que inspiram
Para as minhas mestras Profa. Sirleyde Dias e Profa. Joana Lacerda A. Felipe, Em todo o percurso uerniano da minha jornada profissional vocês se fizeram presentes, orientando, discutindo e moldando quando necessário os arroubos tão próprios da minha juventude. Vocês demonstraram inúmeras possibilidades que a vida acadêmica/administrativa pode trazer para as pessoas desde que estejam imbuídos de muita dedicação, firmeza e amor pelo que se realiza. Através dos seus exemplos abracei a Uern como essa grande transformadora social construída sob o alicerce do respeito, da amizade e do diálogo. Obrigada, mais uma vez, por tudo e por tanto!
SÉPHORA EDITE NOGUEIRA
Antônia Lúcia da Silva - Tony Silva, professora honoris causa da Uern. Com forte atuação no cenário artístico-cultural de Mossoró, Tony Silva tem papel fundamental na história da arte, do teatro e da luta antirracista e em favor dos povos de terreiros.
Luziária Firmino Machado
Maria Gomes de Oliveira - Inspiração para muitas mulheres, a professora Maria Gomes de Oliveira foi a primeira reitora da Uern e a primeira reitora de uma universidade pública do Brasil e da América Latina, em 1973, cargos até então ocupados apenas por homens. Maria Gomes participou ativamente da criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN , e da criação e fundação da Faculdade de Serviço Social de Mossoró - FASSO. Também foi a primeira mulher a ser secretária de educação do município de Mossoró e foi fundadora do Sesi e do Senai na cidade.
Luziária Firmino Machado
Helena Bonciani Nader, doutora honoris causa da Uern. Pesquisadora na área de biomedicina, possui ampla atuação em instituições de incentivo à ciência. Foi a primeira mulher presidir a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Também faz parte da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Luziária Firmino Machado