Pular para o conteúdo principal
Agência UERN InovaUERN
← Voltar para a vitrine Inventor(a)

Hugo Alexandre de Oliveira Rocha

Relação automática de tecnologias cadastradas na Vitrine Tecnológica da UERN com esta classificação.

2 tecnologia(s) encontrada(s)

Esta página é gerada automaticamente a partir das informações cadastradas nas tecnologias. Quando novos itens forem vinculados a esta classificação, eles passam a aparecer aqui.

Patente de Invenção
Saúde, Farmacêutica e Cosméticos 2025 Disponível

Extrato etanólico das folhas de Batis marítima Linnaeus e creme com propriedades cicatrizantes

A presente invenção refere-se a um creme hidrofílico com atividade cicatrizante, desenvolvido a partir do extrato etanólico das folhas da planta Batis maritima L., direcionado ao tratamento de lesões cutâneas. A planta, adaptada a ambientes de estresse salino, produz naturalmente metabólitos secundários com comprovada ação antioxidante, especialmente flavonoides, os quais estão associados à aceleração do processo de cicatrização tecidual. O diferencial técnico desta formulação está na escolha do extrato etanólico, em comparação ao extrato aquoso da mesma planta, demonstrando superior atividade antioxidante e cicatrizante em modelo animal (Rattus norvegicus albinus), sem apresentar toxicidade. Enquanto estudos anteriores focavam na ação da planta sobre células do sistema nervoso, este invento apresenta, pela primeira vez, evidências experimentais da eficácia cicatrizante tópica do creme contendo extrato etanólico das folhas de B. marítima sobre tecido epitelial. A formulação proposta destaca-se por seu potencial uso em biotérios, contribuindo para a recuperação de animais submetidos a procedimentos laboratoriais, preservando sua saúde e o bom andamento de pesquisas científicas. Além disso, apresenta viabilidade de aplicação futura em humanos, como alternativa fitoterápica inovadora frente aos produtos convencionais disponíveis. Trata-se, portanto, de um produto natural, seguro, eficaz e tecnologicamente diferenciado, com aplicação relevante no setor de saúde e pesquisa biomédica.

Patente de Invenção
Ciências Biológicas 2017 Disponível

Polissacarídeos Sulfatados de Gracilaria Birdiae para Inibição da Síntese de Cristais de Oxalato de Cálcio e seu Processo de Obtenção

A presente invenção refere-se à inibição da síntese de cristais de OxCa através da adição de polissacarídeos sulfatados extraídos da macroalga marinha comestível Gracilaria birdiae. Não existe ainda uma solução para impedir a urolitíase causada por cristais de OxCa e esta invenção pode ser uma alternativa importante a ser utilizada. Para tal, os polissacarídeos foram obtidos por desidratação, trituração, despigmentação e delipidação, sonicação, proteólise extração etanólica e centrifugação e separados em 4 frações (F-0.25; F-0.5; F-0.75 e F-1.0) através de cromatografia de troca iônica DEAE-celulose. Foi verificado que todas as frações são formadas apenas por galactose e anidrogalactose. Os PS inibiram etapas importantes da síntese dos cristais de OxCa, como a nucleação e agregação. O potencial zeta dos cristais foi reduzido e constatou-se modificação da distribuição de cargas em relação ao grupo controle. Os dados obtidos através da microscopia eletrônica de varredura(MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS) revelaram grandes variações na distribuição de átomos de oxigênio e cálcio na superfície dos cristais na presença das frações. A presente invenção diminui a quantidade total de cristais de OxCa formados, inibe a síntese, o tamanho destes, altera sua morfologia e forma menos cristais monoidratados, danosos e associados de urolitíase.