EN

ES

PARFOR

Coordenadora Institucional

Profª Ma. Naligia Maria Bezerra Lopes

Técnico Administrativo

Fernanda Carla Góis de Oliveira Lima

 

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma ação da CAPES que visa contribuir para a adequação da formação inicial dos professores em serviço na rede pública de educação básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

Em consonância com a Portaria Nº 220/2021, que regulamenta o programa, são objetivos do Parfor:

  • Fomentar a oferta de cursos de licenciatura cujas propostas pedagógicas atendam às especificidades da formação inicial de professores em serviço;
  • Oferecer aos professores da rede pública de educação básica oportunidade de acesso à formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam;
  • Estimular a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo a escola onde o professor trabalha como espaço privilegiado de formação e de pesquisa.

Como funciona?

A participação das IES se dá por meio de Edital para seleção de propostas de cursos de licenciatura voltados para o atendimento de docentes em exercício na educação básica.

No âmbito do Parfor, a CAPES realiza o fomento à implantação de turmas especiais por Instituições de Ensino Superior (IES) em cursos de:

  • Primeira Licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que não possuem formação superior;
  • Segunda licenciatura – para docentes da rede pública de educação básica que possuem licenciatura em área distinta de sua atuação em sala de aula;
  • Formação pedagógica – para docentes da rede pública de educação básica que possuem curso superior, sem habilitação em licenciatura.

Para concorrer às vagas dos cursos ofertados, os professores devem:

  • Ter cadastrado seu currículo na Plataforma Freire;
  • Ter manifestado interesse em um dos cursos de licenciatura disponibilizados na Plataforma;
  • Ter sua participação deferida pela secretaria de educação à qual está vinculado;
  • Comprovar estar no exercício da docência na rede pública de educação básica, atuando na área do curso solicitado.

Desde 2009 a UERN oferta cursos de licenciatura pelo Parfor  tais como, Geografia, História, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Matemática, Música, e Pedagogia, totalizando 841 professores diplomados até 2022.

Em 2022, a UERN submeteu proposta ao Edital 08/2022 e obteve aprovação. Atualmente, em 2023, temos 03 turmas do Curso de Pedagogia (1ª licenciatura) em andamento pelo Parfor na instituição: 01 em Assú, com 25 professores cursistas; 01 em Patu, com 36 professores cursistas e 01 em Pau dos Ferros, com 23 professores cursistas, totalizando 84 professores das escolas públicas em formação inicial.