
A Ouvidoria Universitária atua como espaço de escuta ativa, diálogo e mediação entre a comunidade acadêmica e a gestão da universidade, promovendo uma relação transparente e participativa. Seu propósito é fortalecer os processos institucionais por meio da coleta e do tratamento qualificado de manifestações como sugestões, reclamações, denúncias, solicitações, elogios e pedidos de informação, tanto da comunidade interna quanto da sociedade em geral. Cabe à Ouvidoria receber, interpretar e encaminhar essas manifestações, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços prestados nas dimensões acadêmica e administrativa. Ao identificar pontos críticos e reconhecer boas práticas, a Ouvidoria fornece subsídios à gestão universitária, sempre pautada pelos princípios de transparência, ética, legalidade, eficiência e pelo compromisso com uma universidade mais democrática, acessível e comprometida com a qualidade institucional.
Instituída em 22 de dezembro de 2008 e implantada em 2013, a Ouvidoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) tem, ao longo de sua trajetória, vivenciado marcos importantes em sua consolidação institucional. Em abril de 2016, foi aprovado o seu Regimento Interno, formalizando normativas para sua atuação. Em agosto de 2018, passou a aderir ao Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC RN), reforçando seu papel na promoção da transparência e no acesso à informação. No mesmo ano, em novembro, a Ouvidoria passou a integrar o Fórum Ouvidorias em Rede do RN, por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica-Operacional com diversas entidades estaduais, compondo atualmente uma rede com 24 instituições.
Em maio de 2020, a Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) firmou o Termo de Adesão ao Programa de Fortalecimento das Ouvidorias (Profort), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), o que possibilitou à Ouvidoria integrar-se à Rede Nacional de Ouvidorias e utilizar o Sistema Informatizado de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), acessado via Plataforma Fala.BR. A partir de novembro de 2022, a Ouvidoria passou por uma reestruturação, com a instituição de ouvidorias em todos os campi da universidade, garantindo acesso ampliado aos seus serviços para toda a comunidade acadêmica e o público externo. Na ocasião, foram nomeadas cinco servidoras técnicas com ampla experiência institucional para assumirem as unidades descentralizadas de ouvidoria. Na Ilustração 1 descrevemos a linha do tempo da Ouvidoria desde sua instituição até os dias atuais.

