EN

ES

Search
Close this search box.

Grupos de Pesquisa


PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO EM 2019/2020

  • Criminalidade, Segurança Pública e Violência Urbana Em Destinos Turísticos: Um Estudo Bibliográfico Acerca da Produção Acadêmica Brasileira (CLIQUE AQUI)

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO EM 2020/2021

  • TURISMO EM TEMPOS DE COVID-19: Um Panorama do Rio Grande do Norte (CLIQUE AQUI)

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO EM 2021/2022

  • A Dinâmica do Turismo Potiguar No Contexto da Pandemia da Covid19. (CLIQUE AQUI)
  • Cinema e Narrativas Ideológicas: Clichês e Estereótipos Sobre O Brasil No Filme “turistas”, de John Stockwell  (CLIQUE AQUI)

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO EM 2022/2023

  • Governança Turística Na Perspectiva do Desenvolvimento Regional do Polo Costa Branca/rn/brasil. (CLIQUE AQUI)
  • Cinema, Estigma e Ideologia: Perspectivas Não Autorizadas Sobre O Brasil Nos Curtas-metragens Alô Amigos: Aquarela (1942) e Você Já Foi À Bahia? (1944) (CLIQUE AQUI)

PROJETO DE PESQUISA DESENVOLVIDO EM 2023/2024

  • Governança Turística Na Perspectiva do Desenvolvimento Regional do Polo Costa Branca/rn/brasil. (CLIQUE AQUI)
  • Turismo, Mercado de Trabalho e Desigualdades de Gênero: Discutindo O Capital Erótico Em Meios de Hospedagem Na Cidade de Mossoró/rn (CLIQUE AQUI)

 


Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para o Ensino Superior consta que é tarefa das Instituições de Ensino Superior (IES) incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica. Destarte, a produção científica é condição sine qua non ao desenvolvimento das atividades acadêmicas de uma Universidade.

Genericamente a pesquisa deve estar vinculada a ênfase do Curso de Turismo, isto é, a gestão da atividade com base local (sustentável). Todavia, não impede o acesso a outras áreas do conhecimento, tanto do ponto de vista teórico, quanto da empiria.

A presente política de pesquisa também deve estar atrelada a realidade regional, as necessidades do espaço no qual está localizada a UERN e ao perfil do egresso.

Nos últimos anos o Departamento de Turismo do Campus Central/Mossoró vem investindo esforços no desenvolvimento e consolidação do Grupo de Estudos Turísticos – GET/UERN, onde estabeleceu novos parâmetros para suas atividades acadêmicas. A Comissão de Pesquisa, responsável por sua formulação, implantação, acompanhamento e avaliação já desenvolveu ações neste sentido, dentre elas, a definição das linhas de pesquisas a partir da área de atuação dos interesses dos docentes e o incentivo e apoio para a proposição de novos projetos de pesquisa.

O Grupo de Estudos Turísticos – GET/UERN foi registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no ano de 2008, realizando ações que já resultaram em diversos avanços no que se refere à ampliação de opções oferecidas aos alunos para a prática da pesquisa acadêmica, bem como vêm contribuindo decisivamente para a consolidação de uma cultura de pesquisa entre os professores e alunos do Departamento.

Atualmente o GET/UERN tem como objetivo desenvolver estudos e pesquisas acerca da atividade turística e de sua repercussão no espaço e na sociedade, no intuito de produzir conhecimentos que possam contribuir para uma melhor reflexão e compreensão do turismo como atividade social.

O GET/UERN conta com três pesquisas concluídas e cinco pesquisas em andamento. Estas últimas envolvem dois docentes do Curso de Turismo e um docente do Curso de Administração, além de discentes de diferentes períodos da graduação.

Líderes do GET: Profa. Dra. Michele de Sousa & Prof. Dr. Sidcley D´Sordi Alves Alegrini

A expansão da pesquisa no âmbito do DETUR/UERN, no ano de 2013 foi criado o Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT/UERN), grupo registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela UERN.

A Revista Turismo Estudos e Práticas (RTEP) é editada pelo Grupo de Pesquisas em Lazer, Turismo e Trabalho (GEPLAT/UERN), tendo como editor o prof. Dr. Jean Henrique Costa, fundador e líder institucional do grupo.

Atualmente, a Revista possui avaliação Qualis Capes B2 na área interdisciplinar e B4 na área de turismo. Embora seja um periódico recente e de abrangência local/regional, já possui significativa circulação nacional, tendo fluxo regular de trabalhos de diversos estados do Brasil. Também já se encontra em contínuo processo de internacionalização, fato que pode ser comprovado no número de autores estrangeiros que publicam regularmente no periódico.

       Líder do GEPLAT/UERN: Prof. Dr. Jean Henrique Costa

Logo, com fins de fomentar a produção científica do corpo discente, o Curso de Turismo da UERN tem as seguintes prioridades:

  1. Incentivar a capacitação docente, objetivando o fomento de bolsas de iniciação científica;
  2. Incentivar a produção docente, envolvendo a participação discente em cada projeto de pesquisa;
  3. Fomentar a captação de bolsas para os discentes;
  4. Criar, através do GET/UERN, seções de leituras selecionadas com o corpo discente;
  5. Estimular a participação dos discentes em eventos técnico-científicos;
  6. Instituir uma revista científica para o Curso de Turismo, inicialmente no formato digital (on line);
  7. Buscar parcerias com outras IES;
  8. Criar um espaço específico (laboratório de estudos) para a pesquisa;
  9. Divulgar a produção científica realizada, através de eventos, livros e periódicos científicos.

A política de pós-graduação segue a política de pesquisa no fortalecimento do grupo de pesquisa e atividades desenvolvidas pelo mesmo, no intuito de propiciar a capacitação docente em nível de mestrado e doutorado para a implementação de um curso de pós-graduação latu senso para alunos egressos do curso de turismo e áreas afins


PROJETOS DE PESQUISA

PROJETOS DE PESQUISA DESENVOLVIDOS PELO DETUR