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Apresentação

     “A educação, enquanto ciência, busca pesquisar, sistematizar e construir conhecimentos, nas complexas relações do homem com o seu contexto imediato e com a sociedade. Assim sendo, o turismo caracteriza-se como uma atividade contemporânea, na qual se pode observar um vasto campo de atuação profissional, dado o incremento que vem apresentando nos últimos anos, tanto em âmbito nacional, quanto internacional.

     O Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN foi criado no intuito de atender às demandas de serviços e de mercado decorrentes da expansão e modernização desta atividade, que nos últimos anos tem obtido incremento no Estado, na região e no país por estar sendo considerada como atividade agregada ao desenvolvimento e crescimento econômico.

     Assim, na perspectiva de acompanhar o progresso e o desenvolvimento global das áreas do conhecimento, apresenta-se o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Turismo, que busca atender às necessidades de mercados emergentes, através da formação de profissionais qualificados para operar em negócios competitivos, bem como os princípios norteadores propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais e os padrões de qualidade do Ensino Superior. Contudo, estas perspectivas vinculam-se prioritariamente às dimensões éticas de um modelo de desenvolvimento que leve em consideração os princípios de sustentabilidade nas localidades onde a atividade turística se desenvolve podendo ocasionar impactos de ordem ambiental, cultural, social e econômica.

     O Curso de Bacharelado em Turismo desenvolve-se através de elevado padrão de qualidade de ensino, pesquisa e extensão, transmitindo aos seus alunos os conhecimentos teóricos necessários para atuarem com desenvoltura nos empreendimentos turísticos e correlatos. Tal padrão visa a sua aplicabilidade à realidade brasileira, bem como colaborar no desenvolvimento da região, onde novas empresas surgem, a cada dia, para atender a uma demanda crescente por profissionais qualificados.

     O Curso de Turismo da UERN visa propiciar um embasamento em diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao aluno uma formação geral humanística, moderna e multidisciplinar, com um Currículo estruturado em três pontos fundamentais: conteúdos básicos, profissionais e teórico-práticos. Esta estrutura permite ao aluno aprofundar seus conhecimentos em áreas específicas consideradas fundamentais para o desenvolvimento do turismo, o que revela a sua proximidade com o mercado de trabalho.

     Assim capacita-se o profissional para atuar em empresas de consultoria e assessoria, agências de viagens e operadoras turísticas, empresas de eventos (feiras, congressos, etc.), centros de lazer e recreação, transportadoras, meios de hospedagem (hotéis, pousadas, hospitais e motéis), restaurantes e setor público (federal, estadual e municipal).

     Vale ressaltar que o projeto pedagógico de curso (PPC) representa um processo de reflexão permanente sobre as experiências vivenciadas, os conhecimentos disseminados ao longo do processo de formação profissional e a interação entre o curso e o contexto local, regional e nacional. Isso implica em planejamento conjunto e integrado da Universidade, do corpo discente e docente do Curso de Turismo.”


  • OBJETIVOS DO CURSO:

 

  • OBJETIVO GERAL:

Formar profissionais aptos a pesquisar, gerir e planejar a atividade turística centrados na gestão do espaço, visando o desenvolvimento com inserção da comunidade local sob a ótica da sustentabilidade.

 

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Estimular nos graduandos o interesse pela pesquisa e extensão;

b) Contribuir na formação da percepção política e social do aluno enquanto sujeito do meio;

c) Despertar nos egressos a visão do planejamento e gestão da atividade turística visando o desenvolvimento com base local;

d) Habilitar o egresso do curso para a utilização das metodologias adequadas para o planejamento e elaboração dos programas, planos e projetos de instituições públicas e privadas;

e) Formar gestores para atuar, nas atividades de planejamento e organização do turismo, nos diversos segmentos, tais como: hospedagem, agenciamento, recreação e lazer, alimentação, eventos, parques temáticos, transportes;

f) Instruir o discente para a aplicação da legislação pertinente;

g) Despertar no profissional a capacidade empreendedora com intervenção positiva no mercado turístico;

h) Preparar o egresso para desenvolver estudos de viabilidade de negócios turísticos;

i) Provocar no formando o interesse pela valorização e resgate da cultura local tendo no turismo um vetor de preservação e difusão do patrimônio material e imaterial;

j) Formar indivíduos aptos a compreender os principais componentes do turismo, nos âmbitos econômico, social e ambiental com habilidade de interagir em equipes 28 multidisciplinares nos diferentes contextos organizacionais e sociais;

k) Despertar no aluno a capacidade de comunicação interpessoal e relações humanas com base nos princípios éticos


 

  • PERFIL DO FORMANDO

            Os egressos do Curso de Turismo da UERN serão profissionais capazes e aptos a ter uma compreensão das questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais que se configuram na atividade turística, bem como egressos habilitados para o planejamento e gestão dos vários segmentos de atuação do mercado turístico, tanto do setor público como privado, estando assim preparados para o desenvolvimento do turismo com ênfase no local, além de poder atuar também na área da docência e pesquisa.

            Assim, o bacharel em turismo deverá apresentar habilidade de trabalhar de forma interdisciplinar e utilizar metodologias adequadas na elaboração de programas, projetos e planos de desenvolvimento do turismo em municípios e outros espaços, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, valorização e preservação dos recursos naturais, culturais e humanos.

            Sendo assim, a formação proposta é generalista, tendo em vista que a matriz curricular abrange disciplinas das ciências humanas, sociais e econômicas, interagindo com a geografia, história, sociologia, antropologia, filosofia, bem como, é também especializada, no que diz respeito às disciplinas de formação específica como administração, economia, direito, língua estrangeira, eventos, agenciamento, transportes, planejamento e organização. Objetiva, ainda, contribuir para que o profissional atue, com competência, nas discrepâncias existentes entre conhecimentos teóricos e práticos pertinentes à profissão com as disciplinas dos conteúdos teórico-práticos, por meio de treinamento em empresas juniores, visitas técnicas, congressos, seminários, projetos de extensão e dos estágios curriculares supervisionados, sendo os egressos do curso capazes de agir com eficácia diante do manejo de técnicas e instrumentos em condições novas e desafiadoras.

            Diante disto, pretende-se que o egresso reúna em suas atitudes, quando este estiver atuando no mercado, consciência da cidadania e princípios éticos no relacionamento com os agentes envolvidos com a atividade turística nos diversos aspectos. Deve apresentar ainda, capacidade de comunicação, senso de observação e liderança, além de iniciativa 29 empreendedora; capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa para o turismo, aliada ao raciocínio lógico e à consciência da necessidade permanente de atualização, não deixando de contemplar o compromisso com a responsabilidade social e ambiental que envolvem o desenvolvimento do turismo.


 

  • ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
  1. Hotéis, flats, campings, resorts, albergues, pousadas;
  2. Empresas e espaços de lazer e turismo, centros culturais;
  3. Parques temáticos;
  4. Agências de viagens e turismo;
  5. Transportadoras turísticas;
  6. Centros de convenções e empresas organizadoras de feiras e congressos;
  7. Casas de espetáculos, bares, danceterias;
  8. Estabelecimentos de alimentos e bebidas;
  9. Empresas de informação, divulgação e documentação turística;
  10. Empresas e órgãos públicos que desenvolvem atividades de planejamento e organização para o turismo;
  11. Empresas / Entidades de formação e treinamento de recursos humanos para o mercado.