Uern atua na elaboração de guia nacional para escolha de livros didáticos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou diretamente na formatação do Guia Digital do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024. Sob a coordenação do professor Dr. André Victor Cavalcanti Seal da Cunha, professores(as) do Departamento de História, do Campus Mossoró, participaram como coordenadores(as) pedagógicos(as) adjuntos(as) ou como avaliadores(as) de livros de história que poderão ser utilizados em escolas públicas de todo o país.

Professor André Seal

Desde 2005, o docente André Seal participa do processo que antecede a publicação do material digital. Atuou como avaliador e já foi coordenador pedagógico adjunto. No transição do governo federal passado para o atual, em dezembro do ano passado, passou a ser coordenador pedagógico da área de História.

Foi a primeira vez que alguém da Uern assumiu esse papel de coordenação. Até junho, André e sua equipe trabalharam na avaliação e indicação das obras que agora estão disponíveis para serem escolhidas por professores(as) de todo Brasil e distribuídas nas escolas públicas em 2024.

“É um feito importante, não só para a minha carreira, mas para a Instituição, para o Departamento de História, porque vários colegas também participaram, seja como coordenadores(as) pedagógicos(as) adjuntos(as) ou avaliadores(as). Então, isso não é só um feito individual, é um feito coletivo e muito importante pelo protagonismo que teve a Uern no processo de avaliação dos livros didáticos de história a nível nacional”, destaca o docente.

Guia Digital

É a porta inicial para que os professores possam conhecer as coleções didáticas que foram avaliadas por diversos profissionais da educação, os quais realizaram uma análise de excelência, baseada nos princípios éticos, políticos e estéticos da educação nacional, buscando atender às necessidades da educação pública brasileira, em conformidade com os objetivos da legislação da Educação Básica.

O material foi disponibilizado na internet na última terça-feira, 01, e pode ser lido AQUI.