Campanha Agosto Lilás incentiva o enfrentamento das violências contra as mulheres

A campanha Agosto Lilás 2023, realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), contempla uma série de atividades que foram construídas em consonância com a Resolução Nº 41/2022 – CD, que aprova a política de prevenção e enfrentamento das violências contra as mulheres no âmbito da Fuern e da Uern.

Um dos principais objetivos é interromper o ciclo da violência, incentivando as mulheres a denunciarem as agressões e abusos sofridos.

A reitora Cicília Maia destaca que o combate à violência contra a mulher é uma ação contínua. “Em agosto essa temática é intensificada, especialmente em alusão à Lei Maria da Penha, mas temos que conscientizar nossa comunidade sobre a necessidade de combater as diversas formas de violência diariamente”, afirmou Cicília Maia.

A campanha Agosto Lilás é desenvolvida pela Uern numa parceria entre o Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (Nem), Ouvidoria da Uern, Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), dentre outros setores da Universidade.

A iniciativa visa sensibilizar a comunidade acadêmica para o combate à violência contra a mulher e para o alcance do 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, que trata da igualdade de gênero.

Programação do Agosto Lilás

01 de Agosto – Exposição “Os passos interrompidos pelo Feminicídio”, no Hospital da Mulher Parteira Maria Correia

03 de Agosto – (16h – Online) Reunião da Comissão Permanente para acompanhamento e enfrentamento das violências contra as mulheres na Uern

09 de Agosto – Local: Auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO)
Quarta cinematográfica – Edição Especial: Agosto Lilás em tela
Momento 1 (8h) – Exibição do Filme Estrelas além do tempo
Momento 2 (14h) – Exibição do Filme a Cor Púrpura (mediação da PRAE)
Momento 3 (19h) – Roda de conversa sobre Relacionamentos Abusivos (Mediação: Suamy Soares Diaad/FASSO e Ouvidoria)

15 de Agosto – 8h30 – Roda de conversa sobre violência contra a mulher na sala de espera do Hospital da Mulher – Patrulha Maria da Penha

16 de Agosto – 7h – Acolhimento nos Campi – Blitz educativa

16 de Agosto – (16h on-line) Roda de Conversa “Violência por onde andas? Relacionamentos abusivos e impactos para as mulheres” com Fernanda Marques (Fasso/Uern) e PRAE)

22 de Agosto – 10h – no Auditório da FASSO
Lançamento da Cartilha “A Força da Rede: enfrentando a violência doméstica e familiar contra as mulheres” – do Núcleo de Estudos sobre a Mulher – Simone de Beauvoir

21 a 25 de Agosto- Ciclos Formativos sobre Violência contra a mulher, com Agentes comunitários de saúde e no Hospital da Mulher

31 de agosto – A Uern no intuito de compor a Rede Universitária de prevenção e enfrentamento às violências contra as mulheres realiza chamamento público para os membros da comunidade acadêmica que, no âmbito da UERN, possam integrar ações, projetos, programas, núcleos, grupos de pesquisa e outras formações símiles que contribuam para o alcance dos princípios e fins da política estabelecida na Resolução nº 41/2022 – CD.

A rede universitária integrará o observatório que será disponibilizado na página da UERN contendo pesquisas, projetos, ações, dentre outros, desde que sejam associados à temática violência contra às mulheres.