Nesta página serão apresentados dados de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A pesquisa e inovação na UERN destacam-se pelos recursos anuais destinados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC UERN), refletindo o investimento contínuo na promoção da pesquisa acadêmica. A instituição concede um significativo número de bolsas PIBIC, demonstrando o comprometimento com o desenvolvimento de talentos e a formação de novos pesquisadores. Além disso, os recursos anuais provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) destinados aos programas PIBIC, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e PIBIC – Ensino Médio (PIBIC – EM) evidenciam a inserção da UERN no cenário nacional de fomento à pesquisa. A universidade também se destaca pelo número de bolsas PIBIC – EM, incentivando a participação de estudantes do ensino médio em projetos de pesquisa desde as etapas iniciais da formação acadêmica.
Confira todos os Números de Pesquisa
Fonte dos dados: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPEG)*Fonte dos dados: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPEG)*
A preocupação com a propriedade intelectual é visível nos registros de programas de computador, depósitos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), emissão de cartas patentes e registros de marca. A presença ativa em incubadoras reforça o papel da UERN como agente propulsor de inovação. A produção científica é robusta, refletida no número de periódicos, artigos publicados, grupos de pesquisa e projetos institucionalizados, consolidando a universidade como um polo de excelência em pesquisa e inovação. A existência de laboratórios institucionalizados reforça a infraestrutura disponível para o desenvolvimento de pesquisas de ponta.
Confira todos os Números de Inovação
Quando se fala de Pós-Graduação, na UERN é possível encontrar cursos de Doutorado, Mestrado, além de cursos de Especialização. A distribuição dos cursos nos diversos campi da UERN evidencia a abrangência geográfica da instituição. Nos últimos anos, a universidade também tem formado um número expressivo de discentes com uma significativa quantidade de bolsas, incluindo as de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), indicando o comprometimento da UERN com a produção científica e a formação qualificada de seus discentes e docentes.
*Os dados possuem atualização dinâmica sob responsabilidade dos servidores da PROPEG: Cláudio Lopes de Vasconcelos e Georgia Maria Pinto Nóbrega e Freitas