Nesta seção, a Avaliação Institucional disponibilizará o conceito Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) atribuídos a cada curso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. Já o CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme orientação técnica aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Ambos os conceitos são avaliados de forma trienal e divididos em três ciclos, quais sejam: – Ciclo I – Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins; – Ciclo II – Ciências Exatas, Licenciaturas e áreas afins; – Ciclo III- Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humandas e áreas afins.
A Avaliação Institucional se dá através de Autoavaliação, entendida como processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo por finalidade fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de Avaliação Externa (Conselho Estadual de Educação – CEE; Enade – INEP/MEC). Tem um papel central e articulador entre as atividades fins (ensino, pesquisa e extensão) e as atividades meios (planejamento, recursos humanos e administração) no sentido de diagnosticar, analisar e sinalizar procedimentos necessários para valorar os aspectos considerados eficientes e melhorar os aspectos que ainda não alcançaram os resultados desejados. É um processo permanente de avaliação e aperfeiçoamento do PDI/Uern, constituindo-se em um dispositivo para acompanhamento e avaliação da gestão.
A avaliação consiste em potência qualificadora da formação e da gestão, quando seus resultados retroalimentam as discussões pedagógicas junto aos Núcleos Docentes Estruturantes e Departamentos ou Unidades Acadêmicas dos diferentes cursos, trazendo à tona as demandas de formação continuada, as necessidades formativas e metodológicas dos alunos e as demandas de infraestrutura necessárias ao bom funcionamento dos cursos.
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EQUIPE:
Prof. Dr. Wendson Dantas de Araújo Medeiros
Assessor de Avaliação Institucional
TNS Esp. Larissa Batista Barra
Secretária
Profa. Dra. Maria Irany Knackfuss
Chefe do Setor de Acompanhamento
Profa. Dra. Ceres Germana Braga Morais
Chefe do Setor de Apoio à Pesquisa
TNS Ma. Ana Cláudia de Medeiros
Assistente Administrativa
ÍNDICE GERAL DE CURSOS AVALIADOS DA INSTITUIÇÃO – IGC
2016 | 2017 | 2018 | 2019 | |
IGC (contínuo) | 2,56 | 2,67 | 2,89 | 2,89 |
Faixa IGC | 3 | 3 | 3 | 3 |
OBS.: Devido a Pandemia do Covid-19 não houve avaliação no ano de 2020.
OBS.: Aguardando a liberação dos resultados de 2021
QUANTIDADES DE CURSOS COM CADA CONCEITO ENADE, FAIXA DE IDD E FAIXA DE CPC
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
Obs.: O IDD só começou a ser calculado no ano de 2016, como cada curso é avaliado a cada 3 anos, apenas no ano de 2018 foi possível alcançar a totalidade de cursos da instituição.
OBS.: Devido a Pandemia do Covid-19 não houve ENADE no ano de 2020.