SiSU: na Uern, ações afirmativas oferecem oportunidades de ingresso

Ingressar no ensino superior representa um desafio para muitos, por isso as ações afirmativas promovem oportunidades, transformando as instituições de ensino superior. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), grande parte das vagas se inserem nessa categoria.

Das 2.509 ofertadas no Processo Seletivo de Vagas Iniciais (PSVI) de 2022, 50% são destinadas à cota social – das quais 58% são para pretos, pardos e indígenas –, e 5% à cota para pessoas com deficiência.

O candidato pode ainda adotar o Argumento de Inclusão Regional, que consiste em um percentual a ser acrescido na pontuação geral obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Cota social

Criada pela Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019, a cota social prevê que 50% das vagas de cada curso e turno dos cursos de graduação da Uern deverão ser preenchidas por candidatos que tenham cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas.

Além disso, 58% da cota social são direcionados a alunos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que devem preencher Formulário de Autodeclaração (disponível no ANEXO IV do Edital do PSVI) e poderão passar por procedimento de heteroidentificação.

Cota para pessoas com deficiência

Às pessoas com deficiência, a Universidade deve destinar 5% das vagas iniciais, como determina a Lei Estadual nº 10.480, de 30 de janeiro de 2019.

Para concorrer nessa modalidade, o aluno tem que comprovar sua condição por meio de atestado médico fornecido por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passando por perícia realizada por Junta Multiprofissional da Uern, a se realizar em Mossoró, em local a ser definido.

Argumento de inclusão regional

Diante da acirrada concorrência e das altas notas de corte deste ano, um acréscimo na nota certamente faz muita diferença.

Na Uern, o candidato que tenha cursado integralmente os ensinos Fundamental e Médio em escolas públicas ou privadas localizadas no RN terão um bônus de 10% na pontuação geral.

A previsão encontra amparo na Lei nº. 10.480/2019, e incentivou a procura pela Universidade.

Inscrições

Iniciadas em 15 de fevereiro, as inscrições no SiSU seguem até 18 de fevereiro. No primeiro dia, a Uern registrou 13.216 inscrições.

Para saber mais sobre essas oportunidades, e de outras questões relacionadas ao ingresso na Uern pelo SiSU, acesse www.uern.br/sisu.

Veja:

EDITAL 002/2022-PROEG

QUADRO DE VAGAS

PONTUAÇÃO MÍNIMA (PONTO DE CORTE) EXIGIDA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UERN

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAÇÃO DO CADASTRO INSTITUCIONAL

FORMULÁRIO DE AUTODECLARAÇÃO DE CANDIDATO DA CATEGORIA COTA SOCIAL – SUBCATEGORIA PRETO, PARDO OU INDÍGENA

DECLARAÇÃO DE ETNIA E DE VÍNCULO COM COMUNIDADE INDÍGENA

TERMO DE RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO COTISTA SOCIAL (EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA) – SISU 2022