Pular para o conteúdo principal
Agência UERN InovaUERN
← Voltar para a vitrine

Processo de síntese para a obtenção de óxidos de zircônio e níquel mesoporosos

Tecnologia voltada à síntese controlada de óxidos mesoporosos de níquel e zircônio por meio de um método simples. O processo permite obter materiais com boa cristalinidade, resistência térmica e porosidade em escala mesoscópica, ampliando seu potencial de uso em aplicações que exigem materiais porosos e resistentes.

Dados da propriedade intelectual

Tipo de proteçãoPatente de Invenção
Área tecnológicaQuímica e Materiais, Nanotecnologia, Engenharia
Número do pedido/registroBR 10 2023 021789 3
Data do depósito19/10/2023
Situação da PIEm exame
Disponível para licenciamentoSim

Descrição da tecnologia

Problema que resolve

A tecnologia busca viabilizar a produção de óxidos mesoporosos de níquel e zircônio com boa cristalinidade, resistência térmica e porosidade controlada, utilizando um processo de síntese simples e sem necessidade de moldes rígidos.

Aplicações práticas

Pesquisa e desenvolvimento em química de materiais, produção de óxidos mesoporosos, materiais avançados, processos que demandem porosidade controlada, resistência térmica e elevada área de interação superficial.

Diferenciais e benefícios

O processo utiliza uma rota simples baseada na dissolução de P123 em etanol, seguida da adição de precursor metálico e agitação. A formação da estrutura mesoporosa ocorre sem uso de moldes rígidos, permitindo a obtenção de óxidos de níquel e zircônio com boa cristalinidade e resistência térmica.

Informações complementares

Instituição titularUECE
CotitularidadeSim
Instituições cotitularesUERN
Transferência de Tecnologia

Interesse nesta tecnologia?

Entre em contato com a Agência UERN Inova para informações sobre licenciamento, parcerias e possibilidades de transferência de tecnologia.

Ver outras tecnologias