- Receber e conferir os materiais permanentes adquiridos ou cedidos, de acordo com o documento de compra (Nota de Empenho e Nota Fiscal) ou equivalentes;
- Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais em estoque;
- Registrar em sistema próprio as notas fiscais dos materiais recebidos;
- Encaminhar ao Departamento de Materiais e Patrimônio as notas fiscais para demais providências, com vistas ao pagamento;
- Elaborar estatísticas de consumo por materiais e centros de custos para previsão das compras;
- Elaborar balancetes dos materiais de consumo existentes e outros relatórios solicitados;
- Preservar a qualidade e as quantidades dos materiais estocados;
- Garantir que as instalações estejam adequadas para movimentação e retiradas dos materiais, visando um atendimento ágil e eficiente;
- Organizar e manter atualizado o registro de estoque do material existente;
- Estabelecer normas de armazenamento dos materiais estocados;
- Traçar uma logística de distribuição e transporte de materiais permanentes e equipamentos solicitados;
- Cadastrar e tombar o material permanente recebido;
- Registrar a movimentação de bens móveis;
- Providenciar a baixa patrimonial e o seguro dos bens móveis e imóveis;
- Proceder, periodicamente, ao inventário dos móveis constantes no cadastro;
- Verificar, periodicamente, o estados dos bens móveis e imóveis;
- Promover medidas administrativas necessárias à defesa dos bens patrimoniais;
- Outras tarefas correlatas.