EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Departamento de Materiais e Patrimônio – DMP

 

ATRIBUIÇÕES:

 

    • Controlar, gerenciar a execução das contratações relacionadas à aquisição de bens de consumo e permanentes;
    • Conferir a instrução dos processos de compras e serviços;
    • Emitir Ordens de Compras e Serviços de acordo com os contratos;
    • Realizar o controle de notas de empenho e notas fiscais das compras de bens e materiais em geral;
    • Manter contato com os fornecedores de bens e materiais em geral;
    • Outras tarefas correlatas.

 

 

 Dois Setores estão vinculados ao Departamento de Materiais e Patrimônio – DMP:

 

      a)  Setor de Almoxarifado – SA:

              Atribuições:
      • Receber e conferir os materiais de consumo adquiridos ou cedidos, de acordo com o documento de compra (Nota de Empenho e Nota Fiscal) ou equivalentes;
      • Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais em estoque;
      • Registrar em sistema próprio as notas fiscais dos materiais recebidos;
      • Encaminhar ao Departamento de Materiais e Patrimônio as notas fiscais para demais providências, com vistas ao pagamento;
      • Elaborar estatísticas de consumo por materiais e centros de custos para previsão das compras;
      • Elaborar balancetes dos materiais de consumo existentes e outros relatórios solicitados;
      • Preservar a qualidade e as quantidades dos materiais estocados;
      • Garantir que as instalações estejam adequadas para movimentação e retiradas dos materiais, visando um atendimento ágil e eficiente;
      • Organizar e manter atualizado o registro de estoque do material existente;
      • Propor políticas e diretrizes relativas a estoques e programação de aquisição e ao fornecimento de material de consumo;
      • Estabelecer normas de armazenamento dos materiais estocados;
      • Estabelecer as necessidades de aquisição dos materiais de consumo para fins de reposição de estoque, bem como solicitar sua aquisição;
      • Traçar uma logística de distribuição e transporte de materiais de consumo;
      • Outras tarefas correlatas.

 

      b)  Setor de Patrimônio – SPAT:

              Atribuições:
      • Receber e conferir os materiais permanentes adquiridos ou cedidos, de acordo com o documento de compra (Nota de Empenho e Nota Fiscal) ou equivalentes;
      • Receber, conferir, armazenar e registrar os materiais em estoque;
      • Registrar em sistema próprio as notas fiscais dos materiais recebidos;
      • Encaminhar ao Departamento de Materiais e Patrimônio as notas fiscais para demais providências, com vistas ao pagamento;
      • Elaborar estatísticas de consumo por materiais e centros de custos para previsão das compras;
      • Elaborar balancetes dos materiais de consumo existentes e outros relatórios solicitados;
      • Preservar a qualidade e as quantidades dos materiais estocados;
      • Garantir que as instalações estejam adequadas para movimentação e retiradas dos materiais, visando um atendimento ágil e eficiente;
      • Organizar e manter atualizado o registro de estoque do material existente;
      • Estabelecer normas de armazenamento dos materiais estocados;
      • Traçar uma logística de distribuição e transporte de materiais permanentes e equipamentos solicitados;
      • Cadastrar e tombar o material permanente recebido;
      • Registrar a movimentação de bens móveis;
      • Providenciar a baixa patrimonial e o seguro dos bens móveis e imóveis;
      • Proceder, periodicamente, ao inventário dos móveis constantes no cadastro;
      • Verificar, periodicamente, o estados dos bens móveis e imóveis;
      • Promover medidas administrativas necessárias à defesa dos bens patrimoniais;
      • Outras tarefas correlatas.