SETOR DE ATENÇÃO À SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA ESTUDANTIL – SEAS
O Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida Estudantil (SEAS) tem como objetivo a ampliação das estratégias para apoio e suporte à saúde integral dos(as) estudantes, desenvolvendo ações de intervenção sobre as questões que emergem a partir de diagnósticos ou identificação de demandas sobre o processo de saúde e doença dos (as) estudantes para fortalecimento da qualidade de vida, tendo como foco a saúde mental, as relações no âmbito acadêmico, vivências e processo de aprendizagem.
O SEAS oferece serviços de escuta qualificada, auxiliando aos estudantes no acompanhamento e/ou cuidado de atenção biopsicossocial, contribuindo para efetividade na permanência estudantil. Para tanto, conta com equipe multiprofissional com Assistente Social, Psicólogas e Psicopedagoga com um trabalho de escuta, apoio e suporte especializado para a prevenção e promoção da saúde do estudante.
Para ter acesso, o discente, espontaneamente, solicita atendimento pelo e-mail apoiomultiprofissional.prae@uern.br e agenda para o Serviço Social, onde é feita a escuta qualificada, acolhimento e ficha de cadastro. Posteriormente, o aluno é encaminhado de acordo com a demanda para a equipe multiprofissional, para outros serviços na própria instituição ou externo (rede básica do município).
PRINCIPAIS AÇÕES DO SEAS
- PROJETO: PRÁTICAS DE ATENÇÃO À SAÚDE E BEM ESTAR
Objetivo: O projeto abre um espaço de acolhimento, escuta e orientações sobre a saúde integral dos estudantes, com a realização práticas interdisciplinares de atenção à saúde, qualidade de vida e bem-estar. Promove oficinas, cursos, atividades esportivas, culturais, exames básicos de saúde, práticas integrativas e complementares em saúde, trazendo para dentro da Universidade a possibilidade de cuidados e reflexões sobre o quadro de saúde e qualidade de vida.
- #DeDentroPraFora
Objetivo: O projeto desenvolve atividades como parte da Campanha “UERN pela VIDA” na programação alusiva ao setembro amarelo. Tem como principal objetivo promoção da saúde mental e favorecer o bem-estar dos estudantes, desenvolvendo a reflexão, ressignificação com foco na participação dos discentes de forma ativa e lúdica.
ACESSO AOS ATENDIMENTOS DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
Para a realização dos atendimentos, leia as informações baixo:
ATENÇÃO: O agendamento deve ser feito através do seu email institucional (@alu).
Para casos de discentes de Pós-Graduação encaminhar a declaração do curso para confirmação de vínculo.
- Inicialmente é feito o agendamento com a Assistente Social com a finalidade de cadastro e orientações sobre os nossos atendimentos.
- Nossos serviços contam com duas modalidades de atendimento: pode ser realizado de modo presencialmente na sede da PRAE (Campus Central) ou virtual pela plataforma do google meet (e o link é enviado para o e-mail institucional @alu).
- O estudante precisa ficar atento à modalidade disponível na agenda.
- Posteriormente, conforme a necessidade do(a) discente, a Assistente Social realizará o encaminhamento para as demais especialidades.
Segue link da agenda para que você possa fazer a marcação com o SERVIÇO SOCIAL:
https://calendar.app.google/AUEjZDezqX2R6mst6
Equipe do SEAS
Lenna Indyara de Lima
Chefe do Setor de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida
Leila Maria Rodrigues de Menezes
Assistente Social
Leni Andrade Barros dos Santos
Psicóloga
Katarine Andrade e Silva
Psicóloga
Gregória Clotilde de Queiróz
Psicopedagoga