EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

Curso de Administração – Campus Avançado de Pau dos Ferros
Identificação do curso
Denominação: Administração
Grau acadêmico: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Área de Conhecimento: Ciências Sociais e Aplicadas
Ato de Autorização/Criação: Resolução nº 48/CONSUNI
Data de Início de Funcionamento: 08/11/2004
Código:
100710-0
Modalidade: 
Bacharelado
Carga Horária Total:
3000 horas
Tempo do Curso:
9 semestresEntre 4,5 e 7 anos (máximo)
Correio Eletrônico:
dad_pferros@uern.br

 

Identidade do Curso:

O CAD/CAPF/UERN, define como missão institucional: Formar cidadãos empreendedores e bacharéis em Administração capazes de gerir as Organizações, comprometido com o seu desenvolvimento e agregação de valor aos agentes sociais envolvidos. A visão de futuro do Curso remete ao propósito: Ser referência na formação de profissionais capazes de visualizar as oportunidades de desenvolvimento de carreira, a partir da visualização das vocações econômicas loco regionais.

Objetivo do Curso:

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração (BRASIL, 2005) o Projeto Pedagógico do curso deverá expressar os objetivos do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social. Desta forma, o objetivo geral é: Formar profissionais de administração qualificados dentro de uma realidade local e regional, que atendam às necessidades socioeconômicas de toda e qualquer organização, seja ela pública ou privada, estando engajado com o desenvolvimento sustentável.

Perfil do formando:

Possuir visão interdisciplinar do fenômeno administrativo, com domínio sobre a ciência, as técnicas e os instrumentos do corpo profissional e conscientes dos desafios da profissão, nas dimensões na área humana, organizacional, cultura/pedagógica e econômica em âmbito nacional e internacional.

Campo de Atuação:

  • O ambiente criado na elaboração e execução da proposta curricular deve possibilitar que o desejo pelo conhecimento e pelo aprendizado seja o maior motivador da convivência, e onde a valorização disso seja motivo de orgulho entre os pares e de qualificação do próprio ambiente.
  • Toda essa concepção de curso busca atingir o perfil do egresso esperado e principalmente dar autonomia aos discentes, preparando-os como cidadãos do mundo e profissionais com visão global e competência para atuação local.
Atribuições do profissional formado:

  • Intelectuais: Capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estratégicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
  • Técnicas ou Metódicas: Capacidade para aplicar conhecimentos técnicos, métodos, modelos de gestão inovadores e equipamentos necessários à execução de tarefas específicas, desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e casuais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle.
  • Organizacionais: Capacidade para coordenar e gerenciar a organização, utilizando técnicas de planejamento, organização, direção e controle, auxiliadas pela tecnologia da informação, para elaborar, imlementar e consolidar projetos em organizações e para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
  • Comunicativas: Capacidade para desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
  • Sociais: Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.
  • Comportamentais: Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura ás mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Políticas: Capacidade de refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, assim como na esfera pública, nas instituições da sociedade civil, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.