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Vocabulário Técnico

Aplicação – método, técnica ou modelo pela qual uma arte gráfica pode ser inserida em um material;

Arte – peça de publicidade e propaganda, material feito sob encomenda para divulgar algo através de elementos visuais;

Banner – propaganda similar ao cartaz, geralmente de grandes proporções, impresso em material flexível, para exposição em interiores e exteriores, com uso de suportes apropriados. Na Internet, designa um espaço usado para publicidade de terceiros ou para destacar informações, promoções em um site ou home page, sendo dotado de link;

Caixa alta – letras maiúsculas;

Caixa baixa – letras minúsculas;

Cartão de visitas – item de papelaria administrativa, com a função de apresentar o colaborador em trânsito interno e externo;

Conceito/slogan – em Publicidade, frase ou expressão que resume o posicionamento desejado perante o público, objetivando a construção de determinada imagem;

CorelDRAW – programa de computador para aplicações gráficas e comunicação visual;

Display – peça promocional destinada a expor uma mensagem e/ou produto no PV;

Domínio – nome devidamente registrado, que identifica os endereços dos sites na Internet;

Escala Pantone – padronização internacional de cores para aplicação gráfica;

Escala Europa – padronização de cores usada em off-set, baseada no processo de separação de cores CMYK (Cian=azul; Magenta; Yellow=amarelo; BlacK=preto);

Escala RGB – sistema que determina a formação das cores em vídeo, mediante a combinação das três cores básicas Red (vermelho), Green (verde) e Blue (azul);

Folder – peça publicitária impressa com uma ou mais dobras;

Folheto – peça publicitária impressa sem dobras, geralmente de pequeno formato;

Fonte tipográfica – em comunicação visual, designa um tipo de letra e suas variáveis. As variações de uma fonte formam uma família tipográfica. Exemplos de variações: regular (normal), light (traço fino), bold (negrito), itálico (grifo);

Formato – dimensões e forma de apresentação final de uma peça gráfica, ou o tempo e tipo de um comercial de rádio, cinema ou TV; designa também os tamanhos de papel disponíveis no mercado (formato A1, B6);

Home page – página base de uma instituição ou pessoa na Internet, que funciona como ponto de partida para a procura de informações relativas a essa pessoa ou instituição. Uma home page pode abrigar diversas outras páginas, acessadas por meio de links, organizadas de acordo com critérios pré-estabelecidos;

Identificação funcional – peça destinada aos colaboradores da UERN com a função de identificá-los como tal, principalmente para o público externo, normalmente conhecida como Crachá;

Identidade visual – a identidade visual se baseia na MARCA da empresa e na sua gestão estratégica, devendo ser complementada por um conjunto de elementos gráficos (recursos e estilos gráficos como formas, fontes, cores) e visuais (conceitos visuais de sinalização, de estilo ambiental e de mobiliário) que representam a empresa visualmente e permitem seu pronto reconhecimento, identificação e percepção de todos os seus atributos;

Identidade corporativa – a identidade corporativa é composta por todos os recursos tangíveis disponíveis pela empresa para comunicar a forma como a mesma quer ser percebida;

Imagem corporativa – a imagem corporativa se refere aos valores pelos quais a corporação quer ser percebida (exemplo nobreza, cuidado);

Institucional – tipo de propaganda feita para valorizar a instituição e obter ganhos para reforçar a marca da empresa;

INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial;

Intranet – rede interna de comunicações, semelhante à Internet, usada como ferramenta de comunicação e canal de distribuição de informações no âmbito interno da organização, aliada a outros recursos desenvolvidos para a Internet, como correio eletrônico;

Kerning – o processo de adicionar ou remover espaços entre letras adjacentes, com o objetivo de otimizar o visual e, consequentemente, a legibilidade de um texto;

Leiaute (layout) – em Publicidade, é o rascunho de uma peça de divulgação, contendo apenas a indicação de textos e imagens, passíveis de modificações; em Engenharia/Arquitetura, designa a disposição em planta baixa do mobiliário e equipamentos de determinado espaço;

Link – recurso que permite acessar outro endereço eletrônico na Internet, aplicativos, ou outras áreas virtuais, por meio de um comando no mouse sobre certa palavra ou ícone;

Marca – todo sinal distintivo, composto de palavra, letras, figura ou símbolo, visualmente perceptível, que identifica e distingue uma empresa, produto ou serviço de outros semelhantes. A marca pode ser nominativa, figurativa, mista ou tridimensional, como por exemplo, uma embalagem. Diz-se também, genericamente, logotipo ou logomarca. A marca é o símbolo gráfico que personaliza a empresa e ocupa local de destaque no conjunto dos elementos formadores da sua imagem corporativa, pois sintetiza a comunicação do nome e suas características, conferindo-lhe identidade e tangibilidade;

Marketing – conjunto das atividades empresariais destinadas à descoberta, conquista, manutenção e expansão de mercados para as empresas e suas marcas; área da empresa encarregada de planejar e administrar as tarefas de marketing;

Marketing direto – ou Comunicação Dirigida, é a divulgação promocional de produtos e serviços com envio de peças de propaganda pelo correio ou correio eletrônico, dirigida a um público-alvo, em ações de duração específica, sob a forma de mala direta;

Material de treinamento – material destinado às atividades de treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos da UERN, tais como pastas, blocos de anotação, display de mesa, caneta, lista de presença e formulário de avaliação do evento. É codificado na área de material de consumo para controle de estoque;

Merchandising – conjunto de atividades estratégicas de publicidade visando chamar a atenção do consumidor para determinados produtos e serviços, impulsionando-o à compra. Designa-se ainda um sistema padronizado de suportes à comunicação com clientes, nos canais tradicional e alternativos, que proporciona a correta exposição dos diversos materiais de divulgação mercadológica e institucional (cartazes, banners, informativos de tarifas, avisos, folhetos, folders, multimídia), maximizando os efeitos de sua exposição, observadas as características de ambientação e fluxo dos públicos interno e externo nos referidos canais, ancoradas em premissas básicas de segmentação da empresa;

Mídia – do latim media, através do inglês – meio (de comunicação). Geralmente o termo designa Comunicação de Massa (mídia impressa: jornais, revistas, outdoors; e mídia eletrônica: rádio, televisão, cinema). Para outros meios de comunicação como anúncios em ônibus e táxis, balões e outros, diz-se Mídia Alternativa;

Mídia aberta – comunicação de massa, sem restrições de público;

Monocromia – processo de impressão que utiliza apenas uma cor;

Multimídia – sistema que combina som, imagens, animação, vídeo e textos, com funções informativas e educativas. O sistema multimídia é aquele em que o usuário aciona um comando, que é respondido pelo programa, ou controla ações e funcionamento do programa;

OF – Ofício – ato de caráter exclusivamente externo, emitido por dirigente de Unidade, para solicitar ou divulgar informações a particulares ou órgãos externos;

Off-Set – técnica de impressão que utiliza impressoras alimentadas por folhas de papel uma a uma (na impressora rotativa, a alimentação é por uma bobina de papel);

Outdoor – em inglês, exterior. Tipo de placa publicitária de grandes proporções, para veiculação de mensagens ao ar livre;

Papelaria institucional – todo material impresso com a chancela da Logomarca da UERN, de utilização não comercial, como cartão de visitas, cartões diversos, papel timbrado,  envelopes ofício, envelope tipo saco A4, envelopes diversos, capas de processo e pastas de apresentação.

Peça – na publicidade e propaganda chama-se de peça qualquer objeto de merchandising que foi planejado e desenvolvido dentro da agência por uma equipe de criação especializada;

Pin ou button – peça de identificação, distinção pessoal, de metal, plástico ou outro material, geralmente afixado à vestimenta;

Plano anual de Marketing – documento de planejamento anual contendo, em ordem cronológica, todas as ações de marketing previstas para o ano, relativas a ações de merchandising, tais como campanhas publicitárias, ações de endomarketing, comunicação interna; dentre outras;

Policromia – processo de impressão que utiliza quatro ou mais cores;

Posicionamento – técnica de marketing e publicidade que determina, através de conceitos como preço, qualidade, público-alvo e outros, a maneira como a marca, empresa ou produto devem ser conhecidas pelo público;

Publicidade e propaganda – atividades que têm como objetivo a divulgação mercadológica ou institucional da empresa e seus produtos/serviços, tanto na comunicação de massa como através de mídia alternativa;

Retícula – em comunicação visual e processos de impressão gráfica, rede formada por pequenos pontos cuja intensidade e tamanho determinam variações cromáticas, proporcionando a obtenção de efeitos de tons e padronagens. A indicação é feita em porcentagens (Azul 70%, Preto 40%);

Sinalização externa – é um sistema padronizado de soluções em comunicação física, que tem como objetivo apoiar a fixação dos valores relacionados à imagem corporativa da empresa, expondo ao público a parte de sua identidade, através das fachadas da instituição, letreiros, painéis e placas; identificando os pontos de venda, diferenciando-os na malha urbana;

Sinalização interna – conjunto de elementos que servem para a identificação do ambiente, direcionamento do fluxo de pessoas e veiculação de informações precisas ao público, no interior das unidades da Universidade;

Solicitação de ação de marketing – criação de planejamento de ação estratégica para alcançar um objetivo relacionado à comunicação ou informação do público;

Tipologia – estudo das características de uma determinada família tipográfica, de letras;

Totem – elemento independente, utilizado para identificação institucional;
interno e externo nos referidos canais, ancoradas em premissas básicas de segmentação da empresa.

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