EN

ES

Search
Close this search box.

Apresentação

Argumento de criação

Todo e qualquer símbolo, texto, figura ou cor que representa ou identifica uma empresa, pessoa, produto ou instituição chama-se “marca”. A logomarca é um conjunto de letras que possui alfabeto próprio (com características gráficas e visuais exclusivas).
A Identidade Visual é o conjunto de todos os elementos formais e informais relacionados à estética capazes de expressar a marca (sons, signos, cores, linhas e formas).

São características importantes desta logomarca o estilo “forte” de seus caracteres, denotando robustez. Aplica-se em sua concepção visual linhas abstratas indicando movimento da esquerda para a direita (sentido da leitura romana) transmitindo sensação de dinamicidade do conjunto. Também aplica-se linhas abstratas verticais bem definidas denotando solidez. Outro elemento de destaque é a cor azul (elemento histórico) remetendo o azul do Brasão da UERN. Na Logomarca UERN, o azul é explorado através de duas cromias distintas, dando ainda mais vitalidade no emprego da marca. O design contemporâneo da logomarca redesenha os elementos anteriores da forma do Brasão da UERN: a letra “U” passeia pelas formas do escudo, as curvas das esquinas das letras passeiam pelas linhas das aves negras.

As vantagens do uso da Logomarca UERN são: simplicidade para aplicação e uso para várias plataformas, materiais e meios de comunicação visual; redução de custos;
possibilidade do uso sobre texturas, imagens, outras cores, e arte gráfica atual.

Esboço criativo

Elementos de inspiração

Responsabilidade sobre uso de marca

A Logomarca UERN é a marca que representa a UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. Chama-se “Assinatura Visual” qualquer elemento gráfico (arquivo de arte de design gráfico) que tem as características desta logomarca. O MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL – MIV é um documento normativo que tem como objetivo apresentar a forma correta pela qual a Logomarca UERN deve ser utilizada para toda e qualquer peça de merchandising ou mídia (anúncios, comerciais para televisão, banners, cartazes, sites e páginas da web, publicações impressas ou eletrônicas, veiculação através de canais de televisão, internet, redes sociais, comercialização de produtos, divulgações em geral), filmes, fotos e imagens, como também a forma correta pela qual a marca da UERN deve ser utilizada em materiais de escritório, fardamento de funcionários, frota de veículos, sinalização interna e externa de prédios, ambientes de trabalho, salas e repartições, etiquetas, ofícios, registros, documentações e qualquer elemento tangível que porte em si a identidade corporativa da Universidade.

É de responsabilidade da Administração Superior, a missão de fiscalizar e regular o uso desta Identidade Visual e sua aplicação em peças de comunicação como nos meios já citados. Cabe à AGECOM-UERN planejar e desenvolver os seguintes materiais institucionais numa coleção coesa e uniforme nos quais aplica-se a logomarca: Timbrado A4 (com modelo Eletrônico); Cartões de Visita; Envelope Tipo Ofício; Envelope Tipo Saco; Pasta de Diplomas e Certificados Institucionais; Pasta de Apresentação de Propostas; Cartões Especiais; Bloco de Anotações; Etiquetas Holográficas; Caneta e Lápis; Unidade de Armazenamento de Dados (pendrive); Crachá Institucional; Crachá Institucional de Cada Unidade; O layout de Uniformes e Fardamento (Administrativo, ASDs, ASDs, Motoristas, Seguranças, Camisas com Marca); Identificação de Frota de Veículos Administrativo e Segurança; Layout para aplicação da logomarca em fachada de Prédios (Totens, Placas de sinalização externa, interna e de obras).

O desrespeito às normas descritas neste MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL está sujeito às penalidades judiciais cabíveis de acordo com a LEI Nº 9.279, de 14 de maio de 1996 em seu Art. 197 e à proteção de interesses previstos de Art. 202 e § 2º do Art. 209.

Todas as obras derivadas da aplicação do uso da Logomarca UERN por parte da AGECOM ou terceiros, incluindo vídeos, fotografias, artes gráficas, publicações, merchandising e itens de identidade corporativa são de direito exclusivo da UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE como lhe garante a Lei de Direitos Autorais – Lei 9610/98.

Toda e qualquer solicitação referente ao uso desta Identidade Visual deve ser feita por via de ofício, correspondência eletrônica ou comunicado formal conforme o modelo “SOLICITAÇÃO DE USO DA MARCA” abaixo para o e-mail gerenciademarca@uern.br.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support