EN

ES

Search
Close this search box.

Brasão e Selo

Escudo azul partido em banda, com 3 aves negras em voo. 

Lema e sigla. No século XI, com o início das Cruzadas, foi estabelecido o conceito de propaganda como a difusão de ideias e valores. Inserida nesse ambiente, surgiu a arte heráldica, como forma de representar reinos e famílias através de símbolos de armas carregados de significado honroso. O escudo quadrado na parte superior e arredondado na base é denominado escudo clássico flamenco-ibérico. Na heráldica brasileira, evoca a origem portuguesa. A criação do Brasão de Armas da UERN, à época URRN, coube ao padre Paulo Lachenmayer (monge no Mosteiro de São Bento, considerado uma autoridade nacional em heráldica), em Salvador-Bahia, em 21 de maio de 1972. No motto temos o lema “Liber vi spiritus”. E na banda aparecem três aves negras.

Comentários originais do autor Pe. Paulo Lachenmayer: 

“Escudo: De azul, uma banda de prata carregada de três aves – negras voantes. / Insígnias: três tochas de ouro ao natural. / Lema: “Liber vi spiritus”, letras de prata sobre listel azul. / Comentário: No escudo foram assumidos atributos que marcam a história da cidade de Mossoró. Em alusão à libertação dos escravos, figuram três aves negras em voo, contidas na banda que, como peça heráldica honrosa, define a prioridade representativa desse evento. As cores azul e prata simbolizam a emancipação da mulher. As três tochas de ouro acesas ao natural são insígnias de Universidade. O lema “Liber vi spiritus” completa a motivação histórica brasonada.”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support