EN

ES

Search
Close this search box.

Extensão


POLÍTICA DE EXTENSÃO

A Extensão Universitária, entendida como uma das funções que compõem os pilares da Universidade tem por objetivo favorecer uma dinâmica entre a sociedade e comunidade acadêmica, a partir da relação teoria e prática possibilitando melhor formação do ser humano, enquanto sujeito ativo no processo de integração social e de disseminação do conhecimento.

A extensão universitária é a possibilidade que o estudante tem de colaborar com a nação, socializando o conhecimento, estreitando as barreiras existentes entre a comunidade e a universidade. Trata-se do relacionamento entre a teoria e a prática, ou seja, faz com que o conhecimento ultrapasse as salas de aula, indo além, permitindo o aprendizado também pela aplicação, fazendo e praticando.

A universidade pode planejar e executar as atividades de extensão respeitando e não violando esses valores e cultura. A universidade, através da Extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores entre a universidade e o meio.

A extensão universitária revela-se como uma obrigatoriedade constitucional disposta no artigo 207, da Constituição Brasileira. Declara que “as universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e da gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.

O conceito de Extensão definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras de 2001 sobressai que: a extensão universitária é o processo educativo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e a sociedade. A extensão é uma via de mão dupla com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico.

O objetivo da Extensão Universitária é firmar a sua importância, como articuladora privilegiada da pesquisa e do ensino, no diálogo efetivo com a sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de ações que possam proporcionar a inclusão social e a disseminação da cultura, entendidas como condições básicas necessárias no universo acadêmico.

Reafirma-se, cada vez mais, a necessidade de se articular o espaço universitário com a sociedade, numa dinâmica constante que possibilite ao docente a capacitação, ao aluno o contato direto com as realidades e à comunidade o direito ao exercício da cidadania.

Nessa perspectiva, a Extensão Universitária pode e deve contribuir para a elevação do senso crítico, para a ampliação de novos horizontes e sinalizar para a construção de outros referenciais importantes para o desenvolvimento social e de qualidade de vida da população.

O DETUR por meio dos projetos de extensão vem desenvolvendo projetos que visam ações interdisciplinares nas diferentes esferas do conhecimento, através da promoção de ações reflexivas, inovadoras e transformadoras no contexto social.

O Departamento desenvolve atividades de extensão desde o ano de 2009. Os projetos envolvem docentes e discentes de diferentes períodos e graduações.

Ressalta-se que o objetivo dessas ações é possibilitar um contato com o mercado e com as demandas sociais, capacitando o aluno para a vida profissional com princípios de ética, cidadania e participação e sua responsabilidade com a sociedade em que vive.


PROJETOS DE EXTENSÃO

PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS PELO DETUR


PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE EXTENSÃO CLIQUE AQUI