Vernissage e cortejo abrem programação da Semana de Arte Contemporânea da Uern

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e as ruas do Centro de Mossoró vivenciaram um momento único de celebração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. O pontapé inicial da Semana de Arte Contemporânea 2022: Transfigurações, realizada pelo projeto de extensão “Fala, Barroco”, da Faculdade de Letras e Artes (FALA), foi dado com muita música, teatro, poesia, dança e artes plásticas.

Idealizado há 20 anos pela professora Leila Tabosa, coordenadora do projeto de extensão, o evento será realizado até o dia 8 de abril com atividades on-line e presenciais. A docente não escondeu a emoção pelo momento.

“Eu estou emocionada quando eu vejo um espaço acadêmico, institucional da mais alta esfera administrativa, ter aqui a maioria presente de estudantes e de artistas. Eu me emociono, esse é o lugar que eu quero estar”, comentou.

A reitora Cicília Maia parabenizou a iniciativa e destacou que é também papel da universidade chegar à sociedade além do que é ensinado na sala de aula.

“Nosso propósito é levar mais arte, mais cultura, mais transformação na vida das pessoas e o que nós queremos não é ofertar simplesmente ensino, pesquisa e extensão. Nós queremos mais, isso é pouco. O mercado precisa de um formado, um cidadão crítico que também entenda de cultura, entenda de arte e possa ter essa vivência geral, essa vivência total da nossa sociedade, porque só assim a gente vai conseguir ser ainda melhor enquanto pessoa”, destacou.

Após os discursos, foi realizada a vernissage da exposição “O Movimento Pictórico da Liberdade Mossoroense”, de Isaías Medeiros, na Pinacoteca José Gurgel, no prédio da Reitoria.

São 10 telas que representam a história de Mossoró e dos mossoroenses, como os índios Monxorós, a libertação dos escravos, o protagonismo feminino, a força da religião, a resistência ao bando de Lampião, o Motim das Mulheres e protagonistas como Ana Floriano, Celina Guimarães e Rodolfo Fernandes.

“É motivo de muita alegria mais uma vez voltar a expor aqui na Pinacoteca da Uern enquanto aluno e artista plástico. É uma tarde muito especial e de muita alegria. Obrigado a todos pela presença”, disse o artista.

Depois de uma performance artística no pátio da Reitoria, os artistas deram início ao “Cortejo do Chiste Sério: As Semanas em Tom Carnavalesco de Troça Trágica Chamada Primeiro de Abril” saindo pelas ruas do Centro, fazendo paradas estratégicas em frente ao Aceu, no Beco das Frutas, na Catedral de Santa Luzia até o encerramento no Teatro Lauro Monte Filho.

Além do “Fala Barroco”, apoiam o evento a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), a Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca), o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPCL), o Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) e o Grupo de Estudos de Literatura e Suas Interfaces Críticas (Gelinter).

No site oficial da Semana de Arte Contemporânea da Uern é possível conferir a programação detalhada e outras informações do evento.