UERN vai ofertar DINTER em enfermagem

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve mais uma proposta de Doutorado Interinstitucional (DINTER) aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desta vez a conquista é na área de Enfermagem e tem como instituição promotora a Universidade Estadual do Ceará (UECE), sob a coordenação da Profª. Drª. Thereza Maria Magalhães Moreira, do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE, e da Profª. Drª. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes, da Faculdade de Enfermagem da UERN.

Nesta terça-feira, 3, será publicado o cronograma das atividades do novo curso. Mas já está certo de que serão necessários 57 créditos para obter a titulação, sendo 27 em disciplinas obrigatórias e optativas, além de 30 créditos para elaboração da tese.

A professora Suzana explica que a opção de parceria com o Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da UECE, como instituição promotora, decorreu de vários fatores. “Trata-se de um programa instituído no Ceará, de alto padrão e comprovada excelência em prol da produção técnico-científica brasileira. A relevância social para o país, pela sua contribuição para a redução das desigualdades regionais e inter-regionais, no que diz respeito à capacitação dos docentes do ensino superior, formação e consolidação de grupos de pesquisa, expansão e fortalecimento da pós-graduação, bem como à indução da formação de pessoal de alto nível”, explica.

A professora classifica como muito relevante a proposta desta turma especial, tanto pelo impacto social e pedagógico que advirá dessa modalidade de formação – uma turma DINTER, quanto pela possibilidade de capacitação de um maior número de professores, em nível de pós-graduação. “Essa necessidade de capacitação se deve, principalmente, pelo fato da UERN, campus Mossoró, ser uma instituição estadual, localizada exclusivamente no interior do Estado e comprometida integralmente com a formação de mão de obra qualificada, com o objetivo de dinamizar o crescimento dos profissionais de saúde do interior do Rio Grande do Norte”, argumenta.

O DINTER, permitirá a qualificação de 17 docentes com graduação em Enfermagem e áreas afins, distribuídas nas 2 (duas) linhas de pesquisa. São elas: 1) Fundamentos e Práticas do Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde; 2) Políticas e Práticas de Gestão para o Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde. “O tempo é relativamente curto (4 anos), com afastamento parcial, consentindo a adequação de suas atividades docentes, sem prejudicar a oferta de turmas/disciplinas e a operacionalização dos períodos letivos de aula na graduação”, explica Suzana.

A UERN conta, atualmente, com três cursos de enfermagem situados no Campus Central em Mossoró, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros, e no Campus Avançado em Caicó.  A importância da implantação de um DINTER para a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e sua região de abrangência fundamenta-se na afirmação da verticalização do ensino para os graduados em Enfermagem da região, atuantes nas mais diversas áreas da saúde. Assim, o doutorado interinstitucional Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde representa oportunidade adequada para a melhoria do quadro de profissionais com formação em Enfermagem e áreas afins com necessidade de qualificação.

Deste modo, o DINTER vem a contribuir com a formação de docentes dos 3 (três) campi citados, com potencial de impactar positivamente em todo o Estado e regiões circunvizinhas. Certamente, a qualificação permitirá aos professores doutores a constituição de uma fundamentação teórico-metodológica que servirá de base para a intervenção na realidade regional e um estreitamento dos vínculos da Instituição Receptora com a sociedade em geral, além de possibilitar admissão e ascensão de pessoal titulado na carreira universitária, facilitando a formação de núcleos de ensino e pesquisa na região e a ampliação das condições de criação de novos cursos stricto sensu, bem como o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa implantados na Instituição.