UERN testa extrator de suco a vapor em Apodi

A pequena comunidade do Sítio Córrego, em Apodi, amanheceu nesta terça-feira, 15, com perspectiva cada vez mais próxima de nova geração de renda. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) testou um dos extratores de suco a vapor, adquirido com recursos do Prêmio Santander “Universidade Solidária”, conquistado pelo projeto do professor Vinicius Claudino, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM).

A comunidade que foi capacitada para evitar o desperdício de frutas tanto com a produção de sucos quanto de subprodutos como doces, biscoitos, barras de cereais e geleias, pôde experimentar uma das máquinas que tem capacidade para 10 litros de suco. Antes, a equipe que conta com a participação de alunos da UERN, representantes das cooperativas agrícolas do Vale do Apodi e de outras instituições como IFRN e Sebrae, conversou sobre a necessidade de elaboração de projeto de implantação de uma unidade de comercialização dos produtos que serão produzidos a partir do uso do equipamento.

Inicialmente, o projeto vai trabalhar com duas frutas da região: goiaba e cajarana, embora variedades como abacaxi, manga, acerola e outras estejam no planejamento. Para encontrar o teor de qualidade que o projeto almeja para entrar no mercado, estão sendo feitos alguns testes onde são encontrados os níveis de maturação da fruta e a forma como deve ser usada, se com casca ou sem casca, passando pela avaliação do briefing (teor de açúcar). O suco é extraído numa temperatura entre 70º e 86º graus.

“Nesse primeiro momento, nós estamos conseguindo equilibrar o nível de maturação da fruta, a escolha da melhor variedade, para que se tenha um produto de alto desempenho para a comercialização”, esclarece o professor Vinicius.

Com os resíduos que ficam na máquina, conhecida como macanuda, já está sendo planejada a produção do suco em barra para a merenda escolar; geleia de cajarana e outros produtos que possam ganhar o mercado, como farinha e até ração animal.

A previsão é que os produtos fabricados através do projeto “Uso da Tecnologia da Extração a Vapor para produção de Sucos de Frutas Produzidas no Sertão do Apodi”, entrem no mercado em março de 2015. Até lá, a sociedade potiguar vai poder saboreá-los por meio de degustação que será ofertada em eventos da UERN e outros, como a Expofruit. O convite para esse evento que reúne empresários do agronegócio dos mercados interno e internacional já foi feito ao professor Vinicius Claudino.

A princípio, serão beneficiadas cerca de duzentas famílias do Córrego. Mas, a perspectiva é que o projeto de extensão da UERN contemple outros pequenos produtores do Vale do Apodi e de outras regiões.

Fotos: Luciano Lelis