A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) sediará uma Masterclass sobre Guitarras Brasileiras nesta sexta-feira, 20, a partir das 15h, no auditório do Departamento de Música, no Campus Mossoró. O evento gratuito é realizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Mossoró em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade.
Caberá aos músicos paraense Felipe Cordeiro e potiguar Anderson Foca a condução da masterclass, com foco na história, desenvolvimento e decolonização da sonoridade da guitarra no Norte e Nordeste do país, incluindo a Guitarrada paraense, os sons do Nordeste Psicodélico e a guitarra baiana.
O evento é voltado a alunos(as) da Escola de Música D’alva Stella Nogueira Freire e pessoas da comunidade externa interessadas em aprender sobre os instrumentos.
Pela noite, haverá shows no Espaço Catamarã, a partir das 20h, com a banda mossoroense Ragganorte e a apresentação de Felipe Cordeiro com o grupo Ferve, formado por potiguares e paraibanos. O acesso também é gratuito.
Turnê
Intitulada “Brasil Profundo”, a turnê do Ferve com Felipe Cordeiro já passou por Portugal, Alemanha, França e Holanda. No Nordeste brasileiro, passará por Natal, Mossoró, João Pessoa, Sousa, Caicó e Cariri.
“Desenvolvemos nossas ideias com a narrativa do Brasil profundo como assunto central e poder tocar no interior do Nordeste é sentir isso muito de perto”, comenta Anderson Foca, da Ferve.
Além dos shows na Europa e no Brasil, Ferve e Felipe Cordeiro também lançaram em conjunto um EP com três faixas, também intitulado Brasil Profundo. “Foi um jeito que encontramos de eternizar esse encontro e apontar pro futuro”, pontua Felipe Cordeiro.