A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sediará no período de 10 a 12 de dezembro, na Faculdade de Educação, Campus Central de Mossoró, o I Encontro Regional de Narrativas (Auto) Biográficas. O tema em debate será “Povos do Mar: Memória, Formação e História Oral”.
O Encontro será destinado aos alunos e professores do Curso de Pedagogia e da Pós- Graduação, demais licenciaturas, bacharelado, profissionais da Educação Básica e a comunidade em geral interessada na discussão. O objetivo é promover o debate e a socialização de saberes, de fazeres e de experiências locais, a partir de narrativas de sujeitos que tiveram seus conhecimentos e histórias silenciadas (povos do mar, camponeses, flanelinhas, ribeirinhos, cancioneiros, repentistas, artistas circenses, ciganos, quilombolas).
E ainda, ouvir as narrativas de saberes, fazeres e sentires locais, a partir das vozes de sujeitos silenciados; Reconhecer as narrativas como recurso de (Auto) Formação; Perceber os Processos Formativos em Contextos Locais; Organizar o Museu das Vozes do Rio Grande do Norte; Articular a docência à Formação Humana e ao Desenvolvimento Profissional com vistas à coletividade; Reafirmar os processos formativos, a partir dos espaços não formais de ensino e aprendizagem; e de Propor Políticas e Gestão da Educação, a partir das vozes de sujeitos em contextos locais.
Segundo a coordenação do evento, este será um dos momentos de encontros, de conversas, de trocas e de experiências, ricas de aprendizagens com homens e mulheres simples, do nosso cotidiano, os quais apresentarão o seu chão, suas vidas, suas trajetórias. E que contribuirá para a construção de diálogos entre o conhecimento científico e acadêmico com o conhecimento de pessoas ditas comuns. O saber do cotidiano, da tradição, da terra, dos povos do mar será reafirmado no sentido de serem ouvidos, problematizados e refletidos. Reforça-se que o evento busca realizar encontros com toda a comunidade acadêmica, entendendo que a graduação, os projetos de pesquisa, os projetos de extensão e a pós-graduação podem fortificar o diálogo entre suas fronteiras, abrindo portas para a promoção da formação do sujeito.
ALICERCE – A coordenação do evento informa que a realização deste encontro surgiu de amplas discussões teóricas e atividades de campo (Canoa Quebrada, Redonda, Areia Branca, Tibau, Mossoró, Grossos) construídas nas disciplinas Memória, Formação e Pesquisa (Auto)Biográfica; Movimentos Sociais e Educação Popular; História da Profissão Docente do RN, do Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte;
E dos encontros com sujeitos homens e mulheres, mestres da vida, marisqueiras, pescadores, salineiros; labirinteiras, sindicalistas, professores, agricultores, artistas e construtores da História da Educação Brasileira.
Acesso ao site: http://www.ernab2013.blogspot.com.br/