Texto de Vitória Araújo, estagiária de Jornalismo
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), através do Departamento de Comunicação Social (Decom), sediará o VIII Encontro Regional Nordeste de História da Mídia, a Alcar Nordeste, entre os dias 12 e 14 de novembro. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia.
Neste ano, o congresso tem como tema geral “Políticas do tempo na história das mídias – contextos regionais: vozes e diversidades locais”, e será aberto para toda a comunidade acadêmica para debaterem temas referentes à temática.
A programação contará com palestras, mesas-redondas e grupos temáticos (GTs) com textos teóricos e analíticos que visem os vínculos entre os fenômenos sociais e midiáticos em perspectivas que se aproximem dos contextos regionais.
O evento recepciona tanto artigos referentes ao tema geral, quanto aqueles que abordam outras pesquisas relativas à história da mídia.
As inscrições serão até o dia 31 de outubro e podem ser realizadas através deste link. As categorias e os valores das taxas de inscrição estão disponíveis no site do evento. As submissões dos trabalhos só poderão ser realizadas após o pagamento, consolidando assim a inscrição.
“É muito importante para nós ter um evento de grande porte, são quase uma dezena de GTs, e em cada um desses podem se inscrever até 30 trabalhos. Então nós vamos ter um repertório do que é pesquisado na mídia no país e nós também vamos dar espaço para pesquisas e vozes locais”, relatou Daiany Dantas, atual chefe do Departamento de Comunicação.
No primeiro dia, 12, será realizada a solenidade de abertura, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), a partir das 19h. A mesa de abertura contará com a Karla Holanda da Universidade Federal Fluminense, Andrielle Mendes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Pamella Rochelle do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), que mediará o momento.
As sessões de GTs serão no dia 13, nos turnos da manhã, das 8h às 12h, e nos turnos da tarde das 14h às 17h. No mesmo dia, no auditório do Decom será realizada a mesa de tema “Mulheres jornalistas pioneiras do RN – profissionalização e ensino” das 9h às 11h. Já à tarde, no mesmo local, será realizada a mesa “Jornalismo no RN: centenarista, pesquisa e poderes locais”, das 14h às 17h.
Às 19h, no auditório da Fafic, será realizada a “Mesa de encerramento – Políticas de racialidades numa outra História da mídia”, com Andrielle Mendes da Fiocruz, Luciana Xavier, docente do Pós-Graduação Em Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal Do Abc (PPGCHS\UFABC) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. A mesa será mediada pelo professor Tobias Queiroz da Uern.
No último dia, acontecerá uma mostra audiovisual com Ivonete de Paula, das 10h às 12h, no auditório da Fafic. Conheça mais sobre o evento através do perfil do instagram @alcarnordeste.2024