Uern sedia II Assembleia do Permanente do Clima do RN nesta quinta-feira

Com o intuito de debater questões relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as Mudanças Climáticas, será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro, a II Assembleia do Permanente do Clima do Rio Grande do Norte. O evento contará com atividades na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A programação terá início nesta quinta-feira, 7, a partir das 7h, com o credenciamento, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), na Uern Mossoró. Na ocasião, terá a distribuição de mudas nativas e frutíferas e apresentação cultural para acolher os participantes.

A abertura oficial da Assembleia será às 7h30, também na Fafic, onde serão desenvolvidas todas as atividades do dia. Em seguida, às 8h15 terá a Mesa Temática 1: Alimento, saúde, igualdade: caminhos para a erradicação da pobreza (ODS 1, ODS 2, ODS 3 e ODS 10), com a presença de Luana Clementino, representante da Aprofam; Lúcia Paiacu Tabajara, representante dos povos originários do RN; Lazaro Fabrício, professor da Ufersa; e Rafael Soares, professor da Uern e coordenador do Ambulatório LGBTQIA+.

Também na manhã de quinta-feira, terá a Mesa Temática 2: Educação, igualdade de gênero e paz: caminhos para um RN melhor (ODS 4, ODS 5 e ODS 16), com a reitora da Uern, Cicília Maia; Suamy Soares, professora da Uern; e Joana D’arc dos Santos, professora CEEP Francisco de Assis.

Os Departamentos, Setores e Servidores que desenvolvam atividades relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), no turno matutino e noturno, poderão expor seus trabalhos na manhã do dia 7 de dezembro, das 7h30 às 10h30, em um espaço destinado para exposição.

No período da tarde serão realizadas outras duas mesas temáticas: a Mesa Temática 3: Água para beber, trabalho para sanear, energia para viver e consumo responsável já (ODS 6, ODS 7 e ODS 12) e a Mesa Temática 4: Emprego digno, desenvolvimento industrial e parcerias em prol das metas (ODS 8, ODS 9 e OSD 17).

Já no turno da noite, a partir das 19h, terá a mesa temática 5: Mudanças climáticas, biodiversidade e justiça ambiental: estratégias e caminhos necessários (ODS 11, ODS 13, ODS 14 e ODS 15). A atividade contará com a presença do professor Robson Fernandes (Uern), Raimundo Alberto Costa Queiroz, representante OAB e membro da comissão de Meio Ambiente; Josefa Avelino, da Acrevi Mossoró; Jonnatan Victor da Cunha, coordenador de negros e negras do DCE, e a professora Ana Luiza Bezerra (Uern).

Na sexta-feira, dia 8 de dezembro, a programação segue na Ufersa, a partir das 7h. O evento contará com distribuição de mudas nativas e frutíferas no setor de mudas da Ufersa, a Mesa de Abertura, palestra sobre “Diálogos sobre mudanças climáticas”, apresentação dos projetos e ações do setor de mudas da Ufersa, a apresentação do setor de mudas e dos projetos desenvolvidos na área ambiental e visita Técnica ao setor de mudas. O encerramento da programação contará com o Plantio de árvores com moradores do Bairro Planalto.

O evento disponibilizará água para os participantes. A coordenação orienta que cada um leve seu copo ou garrafa para evitar o uso de descartáveis.

O objetivo das Assembleias Permanentes, deliberadas na Cop Clima Potiguar, realizada em abril deste ano no Auditório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é implementar estratégias de conservação e uso sustentável da biodiversidade, contribuindo com as autoridades públicas na busca coletiva das melhores soluções.

Durante a II ASCOP, a organização receberá as ideias e propostas dos participantes para cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após o evento, a comissão organizará uma carta com as propostas e ideias apresentadas.

A realização do evento conta com a organização da Uern, Ufersa, UFRN e Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).