A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) será palco da primeira etapa do IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar – Troféu Madalena Nunes, um dos maiores eventos da modalidade no Rio Grande do Norte. A competição, que conta com três etapas ao longo do ano, será realizada em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Programa de Atividades Aquáticas (Proaqua).
O campeonato é dividido em três etapas: a primeira acontece no dia 6 de julho na piscina da Faculdade de Educação Física da Uern, em Mossoró, com provas de nado crawl e costas. A segunda está marcada para 20 de setembro, no Centro Educacional Santo André, em Assú, com as modalidades crawl e peito. A última etapa será realizada em 29 de novembro, na piscina da Ufersa, com provas de crawl e borboleta.
Com provas distribuídas entre Mossoró e Assú, o campeonato tem como objetivo integrar clubes, academias e escolas que atuam com a natação de base no semiárido potiguar, além de fomentar a prática esportiva inclusiva e promover ações sociais, como a arrecadação de alimentos para instituições da região.
De acordo com o coordenador do evento pela Uern, professor Adalberto Veronese, a realização da competição na universidade tem grande relevância. “É de suma importância porque é um evento que consolida a prática da natação na nossa região. Hoje o Campeonato de Natação do Oeste Potiguar é um dos maiores eventos desse esporte do Rio Grande do Norte”, afirmou.
A grandiosidade do campeonato pode ser observada pelos números: na edição anterior, foram registradas mais de 730 inscrições ao longo das três etapas. Além da capital do Oeste, o evento mobiliza atletas de diversos municípios do interior potiguar. “Vários municípios circunvizinhos à Uern, inclusive de outras regiões do estado, vêm participar desse evento”, destacou Veronese.
O evento contempla desde crianças da categoria Mini-Mirim até nadadores Masters com mais de 70 anos, incluindo também atletas com deficiência (PcD). As provas são divididas por faixa etária e nível de habilidade, garantindo ampla participação e competitividade saudável.
Além do incentivo ao esporte, o campeonato tem forte apelo social. Cada participante deve doar um quilo de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene pessoal, que serão encaminhados a instituições de assistência comunitária. “É um evento que vai além da piscina. Ele fortalece valores como solidariedade e inclusão”, finaliza Veronese.
As inscrições seguem abertas e são gratuitas para estudantes da Uern, da Ufersa e de escolas públicas. O regulamento completo pode ser acessado no formulário oficial de inscrição.
Confira o regulamento neste link.