Uern recepciona estudantes em local de provas do Enade

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) preparou uma recepção especial aos estudantes que foram ontem, 26, realizar a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Participaram cerca de 140 estudantes dos cursos de Enfermagem, Odontologia e Medicina.

Os(as) discentes dos cursos de Mossoró (Enfermagem e Medicina) fizeram a prova na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Em Caicó (Enfermagem e Odontologia), a aplicação foi no Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Ufrn), enquanto em Pau dos Ferros (Enfermagem) foi na Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo.

O titular da Assessoria de Avaliação Institucional, professor Wendson Dantas, destacou que o objetivo do acolhimento é para dar força e demonstrar confiança no processo de formação proporcionado pela Uern. “Sabemos que nossos alunos são muito bem preparados e estamos aqui nesse dia para desejar sucesso no processo”, destacou.

A reitora Cicília Maia reforçou a confiança no ensino oferecido pela Uern.

“A expectativa é a melhor possível, porque a gente acredita no processo de formação e é isso que a gente reforça pra eles, principalmente nesse momento importante em que essa nota do Enade vai fazer com que os indicadores dos cursos sejam os melhores possíveis”, ressaltou.

Beatriz Nunes, do 8º período do curso de Enfermagem, Campus Mossoró, estava ansiosa antes de entrar no local de prova.

“Já faz um tempo que a gente não faz uma prova tão importante. Eu estou um pouco nervosa. A gente estudou esse caminho todo e fez algumas provas pra treinar. Estou nervosa, mas estou confiante que vai dar certo, eu tenho fé, vem um cinco aí”, disse ela se referindo ao conceito 5, nota máxima do Enade atribuída aos cursos de graduação.

Fernando Vinícius, do 9º período do mesmo curso, estava muito animado. “Minhas expectativas são as melhores. Espero ter um bom desempenho na prova e representar o curso de enfermagem da Uern. Vem um cinco, se Deus quiser”, finalizou.

Aluna de Medicina, Carla Santos não escondia o sentimento de ansiedade misturado com o de confiança.

“Eu estou um pouco nervosa, mas estou muito confiante também. A ideia é justamente que a gente consiga elevar a nota da nossa qualidade e a gente vem trabalhando bastante pra isso, então eu acredito que a gente vai ter um bom resultado”, disse.

Ana Karollyne Melo, do mesmo curso, estava com a melhor das expectativas para fazer a prova.

“A gente está aqui realmente para fazer o nome da Universidade. Nós tivemos uma formação muito boa, de excelência, e a gente quer que isso seja um reflexo na nossa nota”, comentou.

Em 2023, o Enade avalia cursos de bacharelado das áreas de agronomia; arquitetura e urbanismo; biomedicina; enfermagem; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação I; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; e zootecnia.

Referência

Em 2022, foram avaliados, na Uern, os cursos de Administração (Mossoró e Pau dos Ferros), Ciências Econômicas (Assú, Mossoró e Pau dos Ferros), Ciências Contábeis (Mossoró e Patu), Direito (Mossoró e Natal), Serviço Social (Mossoró), Jornalismo (Mossoró), Turismo (Mossoró e Natal) e Publicidade e Propaganda (Mossoró).

Dos 14 cursos, 12 obtiveram conceito de bom a excelente, sendo que cinco aumentaram a nota em relação ao exame anterior e cinco se mantiveram no mesmo conceito.

O curso de Direito do Campus Mossoró obteve o conceito 5 (que é o máximo) e está entre os melhores cursos avaliados no Rio Grande do Norte. Outro destaque foi o curso de Turismo, do Campus Natal, com a maior nota entre as instituições potiguares, atingindo o conceito 4.