A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está recebendo propostas a serem discutidas na sua 1ª Conferência Livre dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que será realizada no dia 24 de abril, no Campus Mossoró. A iniciativa integra a mobilização da 1ª Conferência Nacional ODS e terá como foco o eixo 3, voltado à promoção da inclusão social e ao combate às desigualdades.
As contribuições podem ser enviadas até às 17h do dia 23 de abril e irão subsidiar as discussões que serão realizadas durante o encontro. A proposta da Universidade é construir, de forma participativa, encaminhamentos relacionados à Agenda 2030, a partir da escuta da comunidade universitária e da sociedade.
As pessoas interessadas em participar e contribuir com propostas podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado AQUI.
Promovida pela Assessoria de Governança e Transparência (AGT), pelo Sistema de Bibliotecas da Uern e Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (Diaad), a conferência livre da Uern se insere no processo nacional de debate sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que busca ampliar a participação social na formulação de propostas e estratégias voltadas ao desenvolvimento sustentável no país. No caso da etapa da Uern, o debate estará concentrado no eixo que trata da necessidade de assegurar que as vozes dos grupos priorizados pelas políticas públicas sejam consideradas na construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
A programação do evento terá início com a abertura institucional e, em seguida, contará com apresentação do eixo temático. Após esse momento, serão iniciadas as discussões das propostas encaminhadas previamente e as contribuições apresentadas durante a conferência.
Em um segundo momento, a plenária final será destinada à votação das propostas construídas no âmbito do eixo 3 e à eleição da delegação da etapa nacional. Ao final, será definida a proposta que representará a contribuição da Uern para o processo conferencial, além da escolha da delegação que seguirá vinculada à etapa nacional.
De acordo com Jéssica Figueiredo, a conferência livre representa uma oportunidade de fortalecer a participação social e o compromisso institucional da Universidade com a construção de políticas e práticas mais inclusivas. “Ao escolhermos o eixo da promoção da inclusão social e do combate às desigualdades, a Uern reafirma seu papel como espaço de escuta, diálogo e construção coletiva. A conferência é um momento importante para reunir contribuições da comunidade universitária e da sociedade, transformando reflexão em propostas concretas alinhadas à Agenda 2030 e à defesa dos direitos humanos”, destaca.
A atividade será realizada presencialmente na Sala Multiuso da Biblioteca Central, no Campus Mossoró. A expectativa é reunir estudantes, docentes, técnicos, colaboradores e comunidade externa em um espaço de diálogo e formulação de propostas voltadas à justiça social, à equidade e ao fortalecimento da participação cidadã.
