Uern recebe Comissão de Recredenciamento do Conselho Estadual de Educação

Representantes da gestão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), pró-reitores, assessores e diretores de unidades acadêmicas receberam, na manhã desta segunda-feira, 27, a Comissão de Recredenciamento do Conselho Estadual de Educação (CEE). O encontro ocorreu na sala de reuniões da reitoria.

A Comissão de Recredenciamento do CEE é composta pela Profª. Drª. Lecy de Maria Araújo Gadelha, a Profª. Drª. Maria das Dores Melo, a Profª Ma. Francisca Sirleide Pereira e o Prof. Me. Gildson Souza Bezerra. A partir desta segunda-feira, 27, a equipe responsável por avaliar a Instituição visitará todos os campi (Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros) para fazer a verificação dos documentos processuais com as condições observadas in loco.

Durante o momento de recepção, foi apresentado um vídeo institucional, produzido pela Agência de Comunicação, em parceria com a Uern TV e colaboração da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN). O material audiovisual destaca a atuação da Universidade na formação de profissionais, sobretudo no interior; as ações de ensino, pesquisa e extensão; os avanços conquistados nos últimos anos, em especial após a conquista da autonomia financeira; entre outros pontos.

Para a reitora Cicília Maia, esse é um momento de suma importância para a Universidade. “O último processo de recredenciamento que passamos foi em 2017. Desde então, tivemos muitos avanços e conquistas importantes. Sabemos que os desafios são enormes, mas estamos confiantes que mais uma vez a avaliação do recredenciamento será bastante positiva”, declara.

Representantes do Conselho Estadual de Educação são recebidos pela reitora Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas

A presidente da Comissão de Recredenciamento do CEE, Dr. Lecy de Maria Araújo Gadelha, externa que é uma satisfação de poder retornar à Universidade após 5 anos. “Já na leitura dos documentos percebemos muitas mudanças positivas, muitas melhorias de 2017 até hoje. É muito bom poder presenciar o crescimento de uma instituição pública. Isso demonstra que estamos cumprindo com nosso dever institucional, que é contribuir para a melhoria da educação superior do nosso Estado”, diz.

Francisca Sirleide Pereira ratifica que pelo que foi observado na documentação, a Uern vem cumprindo sua missão. “Ver uma instituição do Interior, que conseguiu chegar onde chegou, é muito significativo para o desenvolvimento do Estado”, frisa. Gildson Souza Bezerra destacou a felicidade de estar na avaliação. “Sou egresso da Uern. E é uma alegria fazer parte deste momento, que visa buscar as melhorias necessárias para a Instituição de Ensino e para o Estado”, diz. Maria das Dores Melo frisou que a Uern tem contribuído com a formação em todo o RN. “É uma alegria podermos retornar, vir in loco e comprovar as melhorias na Instituição”.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu, presidente da Comissão Interna de Recredenciamento, desejou boas-vindas à comissão externa e se colocou à disposição para otimizar esse processo. “Por mais de cinco décadas, a Uern vem contribuindo com a formação de profissionais de todo o Estado. Nosso desejo é que todos possam enxergar o valor dessa Universidade”.

A professora Drª. Rosa Maria Rodrigues Lopes, integrante da comissão interna que coordena o processo de recredenciamento da Uern, enfatiza que desde 2021, a equipe vem trabalhando para a sistematização das informações visando o recredenciamento. “Esse processo mostra o compromisso e a responsabilidade da Uern com a qualidade do ensino superior”, declara.

Membros do Conselho Estadual de Educação

Ao longo do período de visita in loco, a comissão verificará toda a documentação enviada via processo eletrônico que estará disponibilizada na Universidade em formato digital e físico, fará avaliação das instalações físicas e das bibliotecas e irá se reunir com dirigentes, docentes, discentes, Comissão Própria de Avaliação (CPA), Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos e servidores técnicos administrativos.

Após o período de visita, a comissão avaliadora irá elaborar um relatório que subsidiará o parecer dos relatores do Conselho acerca do processo. É este parecer que fundamenta o ato autorizativo do Estado sobre o recredenciamento da Uern, bem como a sua validade.

Recredenciar uma Instituição de Ensino Superior significa dizer que ela está apta a continuar a oferta de vagas e diplomação de alunos, tomando como referência uma formação acadêmica de qualidade.

A avaliação por qual passa a Uern leva em conta os parâmetros definidos na Resolução Nº 05/2020-CEE que refletem, de certo modo, as dimensões de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelecido por meio da Lei Nº 10.861/2004.

As dimensões são distribuídas nos seguintes eixos: 1- Planejamento e Avaliação Institucional (Planejamento e Avaliação); 2- Desenvolvimento Institucional (Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional; Responsabilidade Social da Instituição); 3- Políticas Acadêmicas (Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; Comunicação com a Sociedade; Política de Atendimento aos Discentes); 4- Políticas de Gestão (Políticas de Pessoal; Organização e Gestão da Instituição; Sustentabilidade Financeira); 5- Infraestrutura Física (Infraestrutura Física).