Uern realizará exposição interativa sobre animais marinhos em shopping de Mossoró

Além de protagonizar um momento marcante com a primeira soltura de um peixe-boi-marinho de volta à natureza, na última quarta-feira, 31, o Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) segue com uma nova ação de divulgação científica e conscientização ambiental. A partir de amanhã, 05, estará aberta, a partir das 17h30, no Partage Shopping Mossoró, a exposição “Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger”.

Crianças, jovens e adultos poderão, até o dia 11, prestigiar e participar, no centro comercial, das atividades interativas, conhecer os animais e as pesquisas realizadas pelo Projeto Cetáceos.

Os visitantes poderão ver de perto exemplares da fauna marinha, animais taxidermizados e ossos de baleias e tartarugas, além de um golfinho completo montado, atividades interativas e lúdicas, óculos com imagens de animais marinhos em 3D, jogos em computador, jogo conhecendo os sons dos animais marinhos; Twister marinho (jogo de perguntas e respostas), oficina de pintura, jogo da fotoidentificação das baleias jubartes, jogo da memória marinho, espaço para foto ecológica, modelo 3D dos animais marinhos, pescando com as aves, entre outros.

A professora Ana Bernadete Fragoso, professora do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do PCCB, ressalta que a exposição é um trabalho de divulgação científica para a sociedade que engloba as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela comunidade acadêmica da Uern.

“É uma oportunidade não só das pessoas verem vídeos e imagens que poderiam ver em outros lugares, mas ter acesso, poder pegar em amostras de pesquisas de animais que estão ameaçados de extensão e são difíceis de ter acesso, como esqueletos de tartaruga, vértebras e peças reais de baleias, esqueleto completo de golfinho, entre outros”, exemplifica.

Cerca de 6 mil pessoas passaram pela exposição no ano passado, realizada no mesmo local. A expectativa da organização é que esse número seja ainda maior este ano.

Uma parceria firmada com o Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV) proporcionará ainda mais inclusão para pessoas com deficiência.

Nos últimos quase 25 anos, o Projeto Cetáceos tem como principal missão resgatar, reabilitar e soltar animais da megafauna marinha (golfinhos, baleias, peixes-bois, aves e tartarugas) que encalham no litoral, além de ações de pesquisa, conservação e educação ambiental, envolvendo a população potiguar.

Criado em 1998, o PCCB possui três pilares centrais: pesquisa científica, monitoramento de praias e sensibilização ambiental.

SEMABIO

A Semana do Meio Ambiente do Curso de Ciências Biológicas (SeMaBio) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou sua terceira edição na quinta-feira passada, 1º, e segue até a próxima quarta-feira, 07, com inúmeras atividades voltadas para a comunidade acadêmica e público externo.

O pontapé inicial da programação foi dado pelo programa BioAção, no Parque Municipal Professor Maurício de Oliveira, em Mossoró, com uma mostra de material biológico, modelos didáticos, atividades lúdicas e experimentais. A proposta do programa é divulgar e popularizar a ciência de forma lúdica, interativa e responsável.

Contínuo, anual e relevante para o desenvolvimento dos acadêmicos devido a escolha dos temas que se mostram importantes para a formação profissional, a SeMaBio tem como novidade este ano o primeiro “Vem Passarinhar”, uma atividade de observação de aves que será realizada neste domingo, 04, no Parque Municipal, das 6h às 10h.

De amanhã, 05, até o último dia, serão realizadas, no Campus Mossoró, palestras, oficinas, mesa redonda, sessão de cinema, além de oficinas e minicursos.

Saiba mais sobre o evento através do site oficial.