Uern realiza segundo encontro institucional de parceiros em políticas de inclusão na segunda-feira, 19

A Diretoria de Ações Inclusivas (Dain) promove em 19 de junho, das 8h às 11h, o II Encontro Institucional de Parceiros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente. Com realização no auditório da Faculdade de Educação Física (Faef), o evento debate a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente acadêmico.

Gestores, professores, servidores técnico-administrativos e estudantes estarão presentes para debater questões relacionadas à acessibilidade e à igualdade de oportunidades. A reitoria Cicília Maia e o vice-reitor Chico Dantas receberão as instituições parceiras.

No encontro, será apresentado o projeto do Centro de Referência Paralímpico no Campus Mossoró – destaque nacional, disponível para comunidade interna e externa – e, na quadra Poliesportiva, ocorrerão as diversas atividades (programação abaixo).

De acordo com a professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain, é preciso quebrar barreiras e ampliar a luta na promoção da acessibilidade. “Nesse sentido, é indispensável o diálogo intercultural que se desdobra na atuação entre as culturas e a participação política/institucional, tendo foco na democratização das políticas de acesso e permanência na Uern, que contribuem para ascensão social de estudantes advindas dos plurais olhares”, disse.

A professora destaca ainda as ações que são implementadas em conjunto com as instituições parceiras e menciona o lema “Nada sobre nós, sem nós”, do professsor Romeu Sassaki, conhecido como o “pai da inclusão”. Com o evento, a Uern reforça seu trabalho na inclusão das pessoas com deficiência.

A Universidade aprofunda, a cada dia, e desenvolve diversos trabalhos voltados à promoção da acessibilidade e da inclusão no ambiente universitário, como a disponibilização de intérpretes e tradutores de Libras (Língua Brasileira de Sinais), adaptação de materiais didáticos em formatos acessíveis para pessoas com deficiência nos cursos de graduação e pós-graduação.

Durante o encontro, os participantes também poderão compartilhar experiências e debater possíveis soluções para os desafios enfrentados pela Instituição no processo de inclusão das pessoas com deficiência. Aprofundar, sempre, ações que promovam a acessibilidade atitudinal, comunicacional, arquitetônica e digital que envolve a inclusão das pessoas com deficiência em atividades acadêmicas e eventos, por meio da quebra de barreiras para a efetivação de direitos da pessoa com deficiência.

A iniciativa da Uern é uma importante e necessária medida para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para as pessoas com deficiência. É fundamental que as instituições de ensino superior se mobilizem para promover a acessibilidade e a inclusão, garantindo que todas as pessoas possam exercer seu direito à educação e ao conhecimento e a plena participação da vida em sociedade. A participação de todos é fundamental.

Programação:

8h – Auditório da FAEF
• Acolhimento aos participantes

9h às 11h – Ginásio Poliesportivo UERN
Apresentação das seguintes modalidades paralímpicas:
• Voleibol sentado;
• futebol de cegos;