UERN realiza Colação de Grau do Núcleo Avançado de Apodi

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na noite desta terça-feira (27), a solenidade de Colação de Grau 2017.1 do Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi, turmas de Matemática (Licenciatura) e Letras/habilitação em Espanhol (Licenciatura). Também colaram grau duas estudantes do Campus Central, dos cursos de Ciências Econômicas (Licenciatura) e Ciências Biológicas (bacharelado).

São 26 novos profissionais aptos a ingressarem no mercado de trabalho, dos quais 25 estão habilitados para atuação na rede básica de ensino. A formação de professores tem sido uma das principais contribuições da UERN ao Rio Grande do Norte, sobretudo no interior do Estado, ao longo de seus quase 50 anos de história.

Para a graduada em Letras, Simone Maria de Freitas, se não fosse a UERN dificilmente ela teria condições de realizar o sonho de ter o diploma de ensino superior. Conciliando os estudos com a maternidade e o trabalho, Simone enfrentou outra dificuldade, pois é sabatista da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Simone de Freitas, graduada em Letras (Foto: Fernando Nícolas)

“Conclui meu curso em sete anos. Desde que entrei na UERN nunca assisti aula na sexta-feira, devido à guarda do sábado, isso fez com que eu levasse mais tempo para concluir o curso. Só tenho a agradecer a UERN por tudo que ela me possibilitou”, afirmou Simone.

Os desafios e as conquistas dos graduados deram o tom do discurso do orador das turmas, Silvester Steve Gurgel, do curso de matemática. “Não foi fácil, mas superamos os obstáculos. A UERN nos acolheu durante todo esse período. Agradecemos a Deus, aos nossos professores e familiares que contribuíram e nos apoiaram”, destacou.

Em seu discurso, a vice-reitora professora Dra. Fátima Raquel Rosado Morais ressaltou o compromisso da gestão e dos professores da UERN, que, mesmo em greve asseguraram aos alunos o direito de concluírem a graduação e receberem o diploma. “Nossa greve é justa sim, mas há serviços que não podem parar. Seria justo com os alunos se eles não colassem grau? A UERN se faz no coletivo, consultamos os diretores e coordenadores de cursos e todos foram unânimes em assegurar as colações de grau, cumprindo o compromisso firmado antes da greve”, afirmou a professora Fátima Raquel, fazendo um apelo aos graduados e suas famílias: “Nós precisamos de muitas vozes que defendam nossa UERN, ela é um patrimônio do Estado, está em todas as regiões do RN e é extremamente importante. Contamos com vocês na defesa de nossa instituição”, concluiu Fátima Raquel parabenizando os graduados.

O paraninfo das turmas foi o prefeito de Apodi, Alan Jefferson da Silveira Pinto, que agradeceu a homenagem dos graduados, parabenizou os familiares e desejou sucesso na nova fase. “Que essa data seja um marco de uma carreira brilhante”, concluiu.

As próximas colações de grau da UERN acontecerão nas seguintes datas: Núcleo Avançado de Caraúbas – 01 de março; Campus Central – 07 e 08 de março; e Núcleo Avançado de São Miguel – 13 de março.