...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza aula inaugural de programas de Residência em Saúde

A UERN realizou nesta quinta-feira (7) aula inaugural dos programas “Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia”, “Residência em Medicina de Família e Comunidade” e “Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade”.

Durante a solenidade, realizada no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), 46 novos residentes receberam as boas-vindas de residentes veteranos, técnicos e professores dos três programas.

O subchefe de Gabinete da UERN, Esdras Marchezan, que representou o reitor Pedro Fernandes na cerimônia, ressaltou a importância social dos programas de residêcia médica, para a comunidade acadêmica e para a população do Rio Grande do Norte.

“A Universidade tem que ter esse diálogo constante com a sociedade. E é muito bom ver que as pessoas que saem daqui carregando o nome da UERN levam essa ideia de preservação da essência humana, de um atendimento humano”, frisou Marchezan.

Também presente à cerimônia, o gerente executivo da Atenção Integral da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, Gledson de Oliveira, destacou a relevância dos programas e comentou o contentamento ao ver os frutos da parceria entre o Município e a Universidade, de onde também foi aluno.

O Programa de Residência em Saúde da UERN é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), com base na legislação vigente da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e da Resolução do Conselho Federal de Medicina Nº 1.832/2008.

Também participaram da solenidade e recepcionaram os novos residentes os coordenadores das três residências: Profª. Isabelle Cantídio, da Residência em Ginecologia e Obstetrícia; Profª. Andréa Taborda, da Residência em Medicina de Família; e Prof. Lucídio Clebeson de Oliveira, da Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade.

Expectativa
Uma das residentes ingressantes, Ialy Baia, não disfarçava a ansiedade para o início da residência. Natural de Maceió e graduada em Psicologia, Ialy conta ter pesquisado sobre residências semelhantes no Nordeste e decidiu participar da seleção mesmo sem conhecer ainda Mossoró. “Já gostei muito de hoje e estou menos nervosa. Estou com muita vontade de começar o curso”, comenta.

 

 

 

 

 

Também vindo de outra cidade, o fisioterapeuta Gilvan Fonseca participou da seleção para a Residência Multiprofissional da UERN por indicação de uma amiga, que já fazia residência na Instituição. “Ela sempre elogiava a UERN. Dizia que era muito boa a interação com os outros residentes, que tinha várias áreas diferentes”, relata Gilvan, que é natural do município potiguar de Coronel João Pessoa. Já a enfermeira Jaiane Gomes mudou-se do município de Iguatu, no Ceará, para participar também da residência. “A gente está com uma expectativa muito boa”, afirma.

 

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support