UERN realiza a Jornada Geográfica do CAMEAM nos dias 25 e 26 de julho

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através do Campus Avançado “Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), em Pau dos Ferros, promove nos dias 25 e 26 de julho a 7ª Jornada Geográfica.

O coordenador do evento, professor Rosalvo Nobre Carneiro, informa que a Jornada se constitui no principal evento do Curso de Geografia do CAMEAM/UERN, e tem como tema em sua 7ª Edição: “A Seca e a Região Oeste Potiguar-RN: a terra e o homem em questão”.

O objetivo da Jornada será resgatar as discussões sobre as relações entre a terra e homem no Nordeste brasileiro, seu estado atual e suas perspectivas futuras, incluindo as ações antrópicas no espaço rural e no urbano.

A temática surge da necessidade de se pensar a região Nordeste do Brasil e particularmente o Rio Grande do Norte, marcado por uma situação de seca climatológica com rebatimentos sobre a condição humana das populações que vivem não apenas no campo, como na cidade. De outro lado emerge da vontade de se pensar a atualidade da obra do geógrafo Manoel Correia de Andrade, já Clássica “A terra e o homem no Nordeste: contribuição ao estudo da questão agraria no Nordeste”, publicada em 1963, portanto, 50 anos depois.

As atividades do evento incluem duas conferências, de abertura e encerramento, e uma mesa redonda, além de grupos de trabalho acerca de temáticas específicas da Geografia bem como atividades culturais. Este evento contará com a participação da comunidade acadêmica de Geografia incluindo docentes, discentes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, alunos de Iniciação Científica Junior.

Cliuqe AQUI e veja o site da Jornada Geográfica.