A programação do Novembro Azul na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) segue fortalecendo a conscientização sobre a saúde masculina e a importância da prevenção de doenças. Nesta quarta-feira, 22, o destaque foi a realização da roda de conversa “Novembro Azul – Saúde do Homem” e a oficina “Experiência Imersiva de Pilotagem de Drones”, ambas no Campus de Mossoró.
O urologista Dr. Thiago Couto e a nutricionista clínica e oncológica Juciara Freire conduziram a roda de conversa, destacando a importância do autocuidado, a alimentação saudável e os exames preventivos, com foco no câncer de próstata. O evento reuniu servidores, estudantes e a comunidade externa, promovendo um diálogo aberto sobre os desafios da saúde masculina.
O gestor operacional do SEST SENAT Mossoró, Gilberto Vale, destacou a relevância do momento: “Estamos num mês muito importante, principalmente para nós, homens. Sabemos como a prevenção é essencial, e o exame é muito simples. Por isso, não devemos ter preconceito”.
Luís Marcos, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas (Progep), reforçou a necessidade de superar a resistência masculina aos cuidados com a saúde. “Se tivermos o cuidado e a prevenção, as taxas de óbito serão mais baixas. Para além do câncer de próstata, o homem geralmente é resistente a procurar médicos e fazer exames. Então, vamos fazer nossas consultas”, incentivou.
O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, chamou atenção para a dimensão coletiva do cuidado à saúde. “Eu fico feliz de ter mulheres na sala, porque é um momento de conscientização e também de amor para com as pessoas próximas. Nós, como instituição preocupada com o bem-estar social, temos o dever de promover essas campanhas. É preciso que as pessoas entendam que se cuidar é um ato de amor”.
Já a oficina de pilotagem de drones, conduzida por João Nogueira, do SEST SENAT, trouxe um momento de lazer e tecnologia, conectando saúde à qualidade de vida. Os participantes puderam experimentar uma vivência prática, unindo entretenimento à programação preventiva.
A campanha Novembro Azul da Uern reafirma seu compromisso com a saúde coletiva, integrando conscientização, prevenção e atividades que promovem o bem-estar, quebrando barreiras culturais e estimulando os homens a adotarem hábitos de saúde contínuos.
Confira registros neste link.
Fotos: Rodrigo Oliveira/Agecom