Uern promove evento inédito para internacionalizar o ensino superior

Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2024, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizará sua primeira Feira de Internacionalização do Ensino Superior. O evento, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Diri), tem como objetivo estreitar laços com instituições nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica novas oportunidades de cooperação científica e cultural, além de estimular a mobilidade acadêmica.

A feira será realizada de forma híbrida, com atividades presenciais e online. As vagas para as atividades presenciais serão limitadas, devido à capacidade dos espaços, enquanto as atividades virtuais terão vagas ilimitadas, permitindo maior participação de alunos, professores e pesquisadores.

A programação contará com palestras, mesas-redondas e exposições culturais, conectando os participantes com representantes de instituições de ensino e pesquisa de todo o mundo. Entre os destaques, estão as participações de pesquisadores da Universidade de Genebra, do British Council, Erasmus+ e do Consulado da Argentina, além de representantes de programas internacionais de bolsas de estudo, como DAAD e Chevening. Essas instituições apresentarão oportunidades de intercâmbio e colaboração internacional.

A motivação para organizar o evento, de acordo com o professor Pedro Adrião, titular da Diri, surgiu da crescente demanda por iniciativas que promovam a internacionalização no ambiente acadêmico. “A ideia é integrar a Uern ao cenário global de ensino, pesquisa, extensão e inovação, promovendo o intercâmbio de conhecimento e cultura entre diferentes nações, e proporcionando à comunidade acadêmica o acesso às oportunidades internacionais sem sair de casa”, afirma Adrião.

Mobilidade e cooperação científica são os pontos-chave

Com mais de 750 inscritos até o momento, a feira já demonstra um alto nível de engajamento. Adrião destaca que o evento também busca facilitar a criação de novas parcerias e acordos internacionais. Atualmente, a Uern possui 37 acordos de cooperação com instituições de diversos países, e há a expectativa de que novos acordos sejam formalizados durante a feira. “Temos seis novos acordos em andamento, tanto parcerias inéditas quanto renovações de cooperações existentes, reforçando o compromisso da universidade com a internacionalização”, explica o professor.

Além de promover a mobilidade acadêmica, a feira proporcionará um ambiente para discutir os desafios da Uern em consolidar sua rede de cooperação internacional. “Os desafios incluem a criação de redes internacionais sólidas e a identificação de oportunidades de mobilidade e cooperação. A feira ajuda a superá-los ao promover o diálogo e a troca de experiências, facilitando a formação de parcerias estratégicas que possam impulsionar a internacionalização da Uern”, conclui Adrião.

A participação ativa da comunidade acadêmica é esperada em todas as atividades, com o intuito de envolver estudantes, professores e pesquisadores nas discussões sobre mobilidade, inovação e cooperação internacional.

No site oficial, é possível realizar a inscrição, conferir lista de convidados(as) e programação em detalhes.