Uern participa do VII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior

Representantes da gestão da Uern participaram, nesta terça-feira (22), do VII Encontro Nacional do Censo da Educação Superior, em Brasília. O evento foi promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que custeou todas as despesas dos participantes.

Promovido anualmente pelo Instituto, o encontro apresenta a programação do Censo para o ano seguinte e possibilita o debate sobre problemas e sugestões para melhoria do processo do Censo.

A Uern foi representada pelo pesquisador institucional da Universidade, o professor Rommel Lima. A reitora da Uern, professora Cicília Maia, participou do evento representando a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Também estava presente a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Instituição, professora Fátima Raquel.

“Evento significativo neste momento que estamos discutindo os efeitos da pandemia. A troca de experiências com outras instituições é extremamente necessária para somarmos forças e mitigar os efeitos da pandemia. Os dados do censo vão permitir que nossas instituições possam conhecer a realidade da comunidade universitária”, afirmou Cicília Maia.

O pesquisador institucional da Uern, Rommel Lima, destacou que o evento se mostrou como uma ótima oportunidade de aprendizagem. “Além da interação com outros pesquisadores institucionais e contatos com os profissionais do Inep, que são os responsáveis pelo Censo e Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)”, ressaltou Rommel Lima.

Esta é a primeira edição do evento desde 2019, uma vez que o encontro havia sido suspenso devido à epidemia de Covid-19.