...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa do Fórum de Reitores Brasil/China

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Cicília Maia, participou nesta terça-feira, 3 de junho, do Fórum de Reitores Brasil/China, evento promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com a China Education Association for International Exchange (CEAIE), em Brasília.

Com o tema “Parcerias para o Desenvolvimento Científico e a Inovação”, o Fórum tem o objetivo de fortalecer as parcerias entre instituições de ensino superior dos dois países, reunindo reitores, reitoras e pró-reitores e pró-reitoras de universidades brasileiras e chinesas para debater oportunidades de cooperação em áreas estratégicas, como programas conjuntos de pesquisa, mobilidade estudantil e docente, além da criação de redes institucionais voltadas à inovação, ciência e tecnologia.

A abertura contou com a participação do Secretário para Educação Superior do Ministério da Educação e Cultura (MEC) do Brasil, Marcus Vinícius Davi; do Vice-presidente e secretário-geral da CEAIE, Yang Jun e o vice-presidente da Capes, Antonio Gomes de Souza.

“Gostaria de reconhecer e parabenizar as universidades de ambos os países pelas parcerias já estabelecidas. Nossas instituições já vem atuando com protagonisno na construção construção de uma ponte sólida entre Brasil e China”, avalia o secretário de educação superior do MEC, Marcus Vinícius David.

A Uern possui parceria com a Universidade  Chinesa na área da pesquisa, extensão e inovação, por meio da Residência Tecnológica em Agricultura Familiar, instalada no município de Apodi. A iniciativa tem como foco o uso de tecnologias adaptadas à realidade do semiárido para fortalecer a produção rural e gerar impacto direto na qualidade de vida das famílias agricultoras.

Para a reitora Cicília Maia, o Fórum representa um marco na ampliação das possibilidades de internacionalização para as universidades públicas estaduais e municipais.

Ela destaca ainda a presença da Abruem no Fórum, que, segundo a reitora, reforça o compromisso das nossas instituições com uma educação superior pública, gratuita, de qualidade e conectada com os desafios globais. “A aproximação com a China nos permite vislumbrar novos horizontes para a formação acadêmica e para a pesquisa aplicada, especialmente em regiões do interior do Brasil”, destacou.

Durante o evento, foram discutidas estratégias para consolidar colaborações bilaterais que beneficiem diretamente a comunidade acadêmica, incluindo a implementação de projetos voltados à inovação tecnológica e ao desenvolvimento sustentável, temas de interesse comum entre Brasil e China.

Ao final do Fórum, foram assinados memorandos de entendimento entre instituições brasileiras e chinesas pelo secretário do MEC e pelo vice-ministro de educação da China, Wang Jiayi.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support