Uern participa do 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem

Até o próximo sábado (26), reitoras e reitores de universidades estaduais e municipais de todo o país discutem “Interiorização Universitária – o papel das universidades na promoção do desenvolvimento territorial”, durante o 72º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem (Associação Brasieira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), que acontece na Universidade Estadual de Tocantins (Unitins).

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participa do evento, representada pela reitora Cicília Maia, presidente da Abruem, e da pró-reitora de assuntos estudantis, Ana Angélica Nogueira, membro da Câmara de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas.

A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (23) e contou com a apresentação cultural do grupo Tambores do Tocantis, que faz parte de um projeto social cuja missão é contribuir com a valorização e preservação da cultura musical tradicional do Tocantins..

Além da presidente da Associação, estiveram presentes o reitor e a vice-reitora da Unitins, Augusto Rezende e Darlene Castro, e o secretário Estadual da Educação do Tocantins, Fábio Vaz, que representou o Governador Wanderlei Barbosa.

A presidente Cicília Maia destacou o papel das universidades estaduais e municipais “Nossas universidades sustentam o crescimento regional por meio da formação de profissionais capacitados, da promoção da inovação e do empreendedorismo, e da articulação de políticas públicas que beneficiam diretamente a população. Cada campus localizado em uma cidade do interior, ou até mesmo nas capitais, em regiões periféricas, carrega consigo o potencial de mudar realidades locais e promover avanços sociais significativos”, avalia a presidente e reitora da Uern.

Em seu discurso, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, destacou o papel da interiorização do ensino superior no desenvolvimento regional, tema do 72º Fórum da Abrum. “A interiorização reforça o nosso compromisso com a sociedade, faz com que nos aproximemos das pessoas que não tem oportunidade de alcançar uma graduação. Não existe desenvolvimento do território se não pensarmos em Ensino Superior, por isso, discutiremos essa temática e o seu efeito transformador durante o Fórum”.

Durante a cerimônia, foram homenageados o reitor da Unitins com uma placa de reconhecimento alusiva ao evento que marca o 72º Fórum Nacional da Abruem, além dos ex-reitores Dilmar Baretta, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e Francisco do O’ de Lima Júnior, ex-reitor da Universidade Regional do Cariri, que tornaram-se associados honorários da Abruem.