Uern participará de II Encontro Nacional do ForGRAD em Natal

Estão abertas as inscrições para o II Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD), que ocorrerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento, organizado em parceria com a UFRN e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), reúne pró-reitores e representantes de diversas instituições de ensino superior para discutir políticas e diretrizes voltadas ao fortalecimento das ações das Pró-Reitorias de Graduação. Interessados podem se inscrever por meio do link.

A programação começa no dia 31 de outubro, às 18h30, com uma apresentação artística e a mesa de abertura, que contará com a presença de representantes do ForGRAD, Uern e UFRN. Em seguida, Ulysses Tavares Teixeira, Diretor de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ministrará uma palestra sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das licenciaturas.

O segundo dia de atividades, 1º de novembro, será dedicado a debates e grupos de trabalho. A programação inclui a apresentação e aprovação do estatuto do ForGRAD, discussões sobre o acesso e ingresso à educação superior, ações afirmativas, permanência estudantil e formação docente para a educação superior. Esses temas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento do ensino superior no Brasil.

O evento visa fomentar a colaboração entre instituições de ensino superior e promover práticas que contribuam para a inclusão e a qualidade da educação. O encontro também busca alinhar as estratégias das pró-reitorias de graduação com os objetivos do ForGRAD, em consonância com órgãos governamentais e a sociedade civil.

Além dos debates acadêmicos, o encontro oferecerá momentos de integração entre os participantes. A noite de abertura contará com um jantar de adesão no restaurante Camarões, e no segundo dia, ao final das atividades, haverá uma atividade cultural integrativa. Essas oportunidades visam fortalecer os vínculos e promover a troca de experiências e ideias entre os gestores de diferentes instituições.

Regional

O ForGRAD Nacional realiza, no decorrer do ano, cinco encontros regionais, para discutir as temáticas previamente definidas e elaboradas cartas com as principais proposições resultantes dos encontros, e Encontros Nacionais que buscam ampliar as reflexões e debates iniciados nos fóruns regionais.

A Uern esteve presente, entre quarta-feira, 18, e hoje, 20, na edição Nordeste do ForGRAD, em Fortaleza, Ceará. O evento discutiu “Currículo, democratização e gestão do ensino superior”.

Participaram a professora Fernanda Abreu (foto), titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); a professora Rosa Maria Rodrigues, pró-reitora adjunta da Proeg; a professora Adriana Jales, da Diretoria de Cursos e Inovação Curricular (DCIC) da Proeg; e o professor Mairton França, da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (Dirca).