Uern participa de Fórum de Reitores das universidades parceiras do Canal Futura

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participou, ao lado de reitores e representantes de mais de 60 instituições de educação de todo o país, do IX Fórum de Reitores e Dirigentes de Universidades Parceiras do Canal Futura, realizado nesta quinta-feira (20), no auditório da Editora Globo (RJ).

A cada dois anos, o Futura reúne reitores da rede de universidades parceiras para que eles possam colaborar com a construção das linhas editoriais do canal sobre educação e ensino superior. Juntos também fortalecem uma grande rede que atua, em conjunto, em torno de várias agendas estruturantes para o país.

O canal mantém a rede de universidades parceiras ativa na troca de conteúdos e na colaboração em produções desenvolvidas por estudantes de todas as regiões, trazendo para a tela do Futura a diversidade brasileira.

“Esse é um encontro de diálogos e reflexões sobre educação em nosso país, além de um importante momento para planejar as ações que a rede de Universidades e o Canal Futura promoverão nos próximos dois anos, em parceria, no intuito de repercutir nas telas e nos territórios. Essa escuta e colaboração com as Universidades mantém o Futura sempre atualizado com a produção de novos conhecimentos e sua aplicação nas diversas realidades sociais”, destaca Deca Farroco, superintendente de Projetos da Fundação Roberto Marinho.

Além da superintendente, participaram do Fórum, o secretário geral da Fundação Roberto Marinho (FRM), João Alegria; a superintendente de Conhecimento da FRM, Rosalina Soares; o diretor geral de Jornalismo da Rede Globo, Ricardo Villela; a gerente do Valor Social da Globo, Viridiana Bertolini; a supervisora do Núcleo Inclusão Educacional da FRM, Bia Lima e a supervisora do Canal Futura, Mariana Seivalo.

A reitora Cicília Maia destacou a importância do evento, especialmente no ano em que a Uern comemora 10 anos de parceria com o Canal Futura. Ela também destacou a importância da participação dos estudantes nos projetos, em especial o Geração Futura.

“Por meio do Geração Futura, nossos estudantes conseguem ter esse contato direto com o ambiente de trabalho, uma experiência única de imersão e aprendizado. Muitos talentos são revelados por esse projeto, o que nos deixa muito orgulhosos e empolgados. A parceria da Uern com o Canal Futura já rendeu e vai render muitos frutos”, afirmou a reitora Sicília Maia.

A Uern é parceira do Canal Futura há dez anos, desde a fundação da Uern TV. Neste período, foram produzidos diversos produtos audiovisuais, entre eles, a série “Sou”, uma faixa cultural de grande audiência disponível no Globoplay, além de outros produtos educativos, como o “Biologando”, “Geo-roteiros”, “Descomplicando o Enem” e “Descobrindo Alice”. Além disso, atuou no jornalismo do Futura, propondo projetos que pudessem ser aplicados a toda rede parceira.

“A Uern TV teve até hoje, enorme aprendizado com o Canal Futura, tendo essa referência audiovisual e dando visibilidade às produções nossas feitas não só no RN, mas no Nordeste, como um todo. Essa experiência tem contribuído de maneira significativa na formação de nossos estudantes que chegam ao mercado de trabalho com este diferencial” avalia o diretor da Uern TV, Fabiano Morais.

Confira os títulos produzidos pela Uern/Canal Futura disponíveis no Globoplay:

1. Sou poesia popular
2. Sou cultura popular