...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern participa da etapa municipal de conferência sobre Plano Nacional de Educação

A etapa municipal da Conferência Nacional de Educação Extraordinária (CONAEE) 2023/2024 ocorre neste mês em vários municípios potiguares e servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) participam dos debates. A pauta é o Plano Nacional de Educação, que será elaborado para os próximos dez anos a partir de 2024.

“A participação dos profissionais da Uern é importante nos segmentos do ensino superior para contribuir na discussão e nos eixos do documento referência”, disse a professora Sirleyde Dias, do Departamento de Educação do Campus Mossoró. Ela coordena o polo 10 da conferência.

Educação básica, ensino superior e educação profissional são objeto de deliberação.

As conferências intermunicipais estão ocorrendo no polo 10. Abrange os municípios Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Messias Targino, Mossoró, Olho D’ água dos Borges, Patu, Serra do Mel, Tibau e Upanema.

Podem se inscrever nas conferências professores e demais trabalhadores da educação, das redes pública e privada, gestores, dirigentes, conselheiros, estudantes, pais, mães e responsáveis.

De acordo com a professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), “a Uern tem sido uma articuladora e formadora educacional histórica, principalmente nos âmbitos estadual e regional, além de também contribuir, através do SiSu, para a formação no ensino superior em nível nacional. Importa-nos enquanto instituição não apenas integrar eficazmente esse sistema, mas também contribuir para o aprimoramento de suas regras, planos e metas. Somos uma comunidade educativa para qual a integração e a participação ativas se fazem essenciais. Assim, estaremos acompanhando de perto as ações regionais, estaduais e nacionais ligadas ao Plano Nacional de Educação, iniciando-se pela participação nas Conferências Intermunicipais”.

“Muito importante essa comunicação para toda a nossa comunidade universitária, estudantes, técnicos, docentes, para que eles possam se debruçar em cima do que está sendo construído sobre o Plano Nacional de Educação, que tem validade de dez anos, 2024 a 2034. Então, é necessário que todos tenham o entendimento do que está sendo pautado para os próximos 10 anos enquanto a educação pública, e por isso, da necessidade de compartilhar com todos, para que todos possam também, nesse momento de construção coletiva, opinar e refletir sobre os principais pontos de avanço na educação”, completou a reitora Cicília Maia.

Em Mossoró, sede do polo 10, o colóquio está marcado para 31 de outubro, dia até o qual os interessados devem se habilitar até meio dia NESTE LINK.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support