Uern participa da Conferência Nacional de Educação – Conae 2024

A Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) está ocorrendo em Brasília, reunindo professores(as), estudantes, técnicos(as), representantes de movimento sociais e de segmentos políticos, com o objetivo de discutir o tema “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantir a educação como um direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.

A reitora Cicília Maia está participando da Conae 2024, representando a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). Uma Moção em defesa das Universidades Estaduais e Municipais foi protocolada e será avaliada nesta terça-feira, 30 de janeiro, na plenária final.

“São muitas discussões importantes em torno de temas relevantes para a sociedade ao longo da conferência. Temos mais de duas mil pessoas da educação discutindo os desafios educacionais em todos os níveis. Ao final da conferência teremos aprovado o documento base do Plano Nacional 2024-2034 a ser encaminhado posteriormente ao Ministério da Educação e para as respectivas entidades. Com certeza esse documento vai tratar das principais políticas públicas para educação para os próximos 10 anos”, afirmou a reitora Cicília Maia.

A Uern também conta com a presença das delegadas Fernanda Abreu de Oliveira, segmento gestão do ensino superior pública; Sirleyde Dias de Almeida, segmento Conselho Estadual de Educação; e o delegado Allan Solano, segmento docente do ensino superior público.

A professora Fernanda Abreu, titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), ressalta que a Uern tem sido uma articuladora e formadora educacional histórica, principalmente nos âmbitos estadual e regional, além de também contribuir, através do SiSu, para a formação no ensino superior em nível nacional. “Importa-nos enquanto instituição não apenas integrar eficazmente esse sistema, mas também contribuir para o aprimoramento de suas regras, planos e metas”, destacou Fernanda Abreu.

A programação da Conae foi aberta no dia 28 de janeiro e segue até o dia 30 de janeiro.