A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) vai ofertar mais um cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP).
Trata-se do cursinho Matemática Cidadã, iniciativa gratuita voltada especialmente para estudantes de Mossoró, prioritariamente matriculados no 3º ano do Ensino Médio ou egressos da rede pública de ensino. A coordenação é da professora Aylla Gabriela, da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat/Uern).
A proposta pedagógica contempla todas as áreas do conhecimento abordadas no Enem, com uma carga horária de 10 horas semanais, até a data do exame. Os estudantes também terão Apoio Psicossocial, com acompanhamento e acolhimento humanizado durante toda a sua jornada.
Além do cursinho Matemática Cidadã, a Uern oferece também o cursinho “Cidadania” em Mossoró e o “Simbora, Enem”, em Assú. A universidade é parceira, ainda, dos cursinhos Nísia Floresta (Mossoró), e do Cursinho Popular do Seridó, que acontece em Caicó.
Alunos e educadores podem se inscrever até quinta-feira, dia 28
Estão sendo ofertadas 60 vagas para estudantes que desejem fazer o cursinho Matemática Cidadã, sendo 40 delas com direito ao recebimento de um auxílio permanência no valor de R$ 200 mensais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até esta quinta-feira, 28 de maio de 2026, por meio de link disponível no instagram @cursinhomatematicacidada.
Também está aberto o processo para seleção de educadores graduandos ou graduados vinculados(as) à Uern ou com experiência nas áreas ou áreas afins, para ministrar aulas semanais de 2 (duas) horas por disciplina, na modalidade presencial, nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Humanas. São 8 (oito) vagas disponíveis, havendo cadastro de reserva para suprir eventuais desistências.
Confira abaixo as chamadas públicas para o preenchimento das vagas.
